Ativos florestais: uma ótima alternativa de investimento

ativos florestais: uma ótima opção de investimento. Confira!
Equalizar risco e rentabilidade é sem dúvida o ponto de equilíbrio ideal para escolher as melhores opções de investimento. Um bom critério de escolha é avaliar investimentos que estejam atrelados a mercados seguros.  Com demanda e produção aquecidas e rentáveis. Nesse contexto os ativos florestais são uma ótima opção. Sua rentabilidade tem como base as negociações de áreas de reflorestamento, como as florestais de eucalipto, com fins comerciais. A alta procura industrial pela madeira ou biomassa de eucalipto e a conscientização por políticas sustentáveis que evitam o desmatamento (reflorestamento x floresta nativa) fazem dos ativos florestais um investimento com boa garantia de demanda. No segmento industrial, a madeira de eucalipto ou o uso de sua biomassa, encontra demanda nos mercados de papel e celulose, siderurgia, movelaria, construção civil, farmacêutico, alimentício e de bioenergia.  O Brasil e suas boas condições climáticas favorecem o plantio de reflorestamento, fazendo da silvicultura uma produção agrícola interessante e com baixo risco. 

Ativos florestais – como funcionam?

Ao planejar o cultivo de florestas para fins comerciais, o produtor rural utiliza-se de recursos dos investimentos em ativos florestais para executar sua lavoura. Após o período de crescimento e maturação, as árvores são cortadas e vendidas no mercado. Os riscos atribuídos a este tipo de investimento estão relacionados com questões produtivas. Dentre os riscos estão: alterações climáticas, pragas ou incêndio. Contudo, a eficiente tecnologia e recursos preventivos adotados minimizam os danos. Segundo especialistas em mercado financeiro, a equação entre: demanda de mercado, condições climáticas favoráveis, baixo risco e valor de sustentabilidade agregado, colocam os ativos florestais como uma ótima opção de investimento a longo prazo.   A rentabilidade anual gira em torno de 8% a 14%.

Ativos sustentáveis – valor agregado

Os ativos florestais por serem com base em florestas de replantio agregam valor de negócio sustentável ao investimento. O fato de diminuir o desmatamento e colaborar para o equilíbrio do ecossistema (redução de gazes do efeito estufa e créditos de carbono), os ativos florestais são investimentos em linha com as melhores práticas de sustentabilidade.

Gestão de ativos florestais 

A Potencial Florestal é especialista em gestão de negócios florestais.  Um dos pilares de atuação da Potencial Florestal é avaliar ativos florestais disponíveis, visando a sinergia logística e, utilizando-se de estratégias de trading, negocia essas áreas entre empresas, alcançando sucesso nesse mercado de negócios florestais.  Outro importante pilar são as da Parcerias, onde a Potencial Florestal convida produtores rurais e proprietários de terra a participarem do negócio. O parceiro entra com a terra e a Potencial Florestal com os investimentos, a expertise na formação de florestas e a comercialização da madeira. Consulte nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar empresas e/ou investidores na gestão dos melhores negócios florestais.