Como é criada a bioenergia?

Confira como é a bioenergia
A bioenergia é a energia originada a partir da biomassa (matéria orgânica de origem animal ou vegetal). A biomassa, por sua vez, apresenta-se em três estados: – Sólido: produtos e resíduos agrícolas, florestais e reíduos biodegradáveis; – Líquido: formada a partir das culturas energéticas (leia mais abaixo) para produzir biocombustíveis como biodiesel; – Gasoso: encontrada em efluentes agropecuários; Com a bioenergia é possível produzir eletricidade, calor e combustíveis. Suas vantagens são diversas. As principais são: – Aumento das fontes de energia (biomassa); – Segurança no suprimento (não depende de fontes não-renováveis); – Diversificação da matriz energética; – Reaproveitamento de resíduos que geralmente são descartados; – Gera poucos poluentes em relação às fontes não renováveis de energia; – Redução dos impactos ambientais (substitui combustíveis fósseis); – Criação de oportunidades de emprego e integração da comunidade local;

Fontes para produção de bioenergia

A biomassa, matéria orgânica que é o “combustível” para a geração da bioenergia, pode ser proveniente de diferentes fontes. Entre elas estão: – Eucalipto (madeira); – Serragem; – Bagaço de cana-de-açúcar; – Milho (grãos); – Cereais; – Vegetais; – Frutas; – Lixo orgânico;  Essa matéria orgânica gera a bioenergia: renovável, limpa, com baixo custo e que não emite gases poluentes à atmosfera como os combustíveis fósseis.  Tais fontes são classificadas em quatro grupos:
  1. Culturas: produtos agrícolas produzidos com o objetivo de obtenção de energia.
  2. Resíduos agrícolas e florestais: o que sobra da colheita e corte de árvores.
  3. Subprodutos orgânicos: resíduos orgânicos da agropecuária e do processamento da madeira.
  4. Resíduos orgânicos: lixo e esgoto doméstico e industrial.
 É importante esclarecer que a geração de bioenergia emite, sim, gás carbônico (CO2). Porém, a liberação não altera a atmosfera, pois o volume é utilizado por vegetais para que façam a fotossíntese.  A bioenergia é capaz de produzir combustíveis amplamente utilizado pelas indústrias, como o bioetanol; biodiesel; biogás e o biometano.  No Brasil, as principais fontes de produção da biomassa para a geração da bioenergia são madeira e cana-de-açúcar. Somos o segundo País que mais produz bioetanol no mundo.