Como ter uma empresa sustentável?

empresa sustentavel: Saiba como transformar a sua.
Atingir o estágio de empresa sustentável pode ser muito mais simples do que se imagina. Isso porque a sustentabilidade deve ser mais que um selo e menos que um status inatingível, ela precisa ser um valor empresarial, e como tal, pode ser aplicado em diversas atividades do dia a dia da empresa. Falando especificamente do meio industrial, há diversos processos desde a produção até a comercialização dos produtos que uma manufatura pode executar utilizando metodologias sustentáveis. Pode começar pela revisão de fornecedores, optando por empresas certificadas e que utilizem matéria-prima renovável, por exemplo. Ou então, rever seus processos de entrega e, sempre que possível, implementando ou colaborando com a logística reversa, por exemplo. Estes são exemplos pontuais, mas que se ampliados e aprofundados ao universo de cada segmento empresarial podem fazer grande diferença na economia financeira e de utilização de recursos naturais de nosso planeta.

Uso da biomassa como ação sustentável

Aprofundando no segmento industrial que executa a manufatura de seus produtos com a utilização de energia gerada por caldeiras, um modo eficiente de ação sustentável é a substituição de combustível fóssil por matérias-primas orgânicas de origem renovável. O uso da biomassa de eucalipto nas caldeiras para obtenção de energia térmica é um dos maiores exemplos de que é possível aliar eficiência produtiva com ações sustentáveis. Isso porque, entre as fontes renováveis, a biomassa de eucalipto se destaca por sua maior viabilidade para os padrões climáticos favoráveis de nosso país e também por seu alto poder calorífico, aspecto diferencial para que as indústrias produzam mais com menos recursos.

Biomassa e os benefícios para o meio ambiente

A adoção de práticas sustentáveis é fundamental tanto para os indivíduos quanto para empresas. As alterações climáticas que vemos culminar em novos padrões de chuva e, por sua vez, causam danos assustadores em diversas cidades brasileiras, servem como um pedido de socorro do meio ambiente para uma mudança de comportamento urgente. E as mudanças podem ser aplicadas no cotidiano de cada indivíduo, com o consumo consciente, o uso racional de recursos e a reciclagem, e por empresas, por meio de uma revisão completa de seus protocolos de produção, especialmente quanto ao uso de recursos naturais. É neste ponto que a biomassa de eucalipto e seu contexto de benefício para o meio ambiente ganha importância no meio empresarial. O fato de ser uma fonte de origem vegetal, a liberação de CO² na atmosfera com a queima da biomassa de eucalipto é consideravelmente menor que as emissões derivadas com a queima de combustíveis fósseis. Outras vantagens para o uso da biomassa a partir da madeira (toras e cavacos) do eucalipto estão relacionadas a não emissão de dióxido de enxofre e a menor corrosão das caldeiras. O Brasil dispõe de uma boa área de florestas plantadas de eucalipto para fins comerciais. Portanto, não há desmatamento de floresta nativa. Além disso, a prática do replantio de eucalipto para fins comerciais possibilita a concentração de CO2 durante a fase de plantio, tão importante para o equilíbrio do ecossistema. A Potencial Florestal atua no cultivo de florestas de eucalipto e no comércio de madeira em tora e biomassa. Com tecnologias avançadas e critérios rigorosos de excelência operacional, a Potencial Florestal busca ser o parceiro ideal para as indústrias que compartilham do mesmo objetivo quando o assunto é desenvolvimento sustentável.