Energia limpa: vantagens para sua empresa

Energia limpa: vantagens para sua empresa
 Em 2015, o Brasil assinou o ‘Acordo de Paris’ que propõe manter o aumento da temperatura média global a menos de 2°C até o fim deste século. O país se propôs a diminuir as emissões em 37% até 2030. Neste contexto, nos últimos 3 anos as empresas, assim como o governo federal vêm investindo em mudanças estruturais quanto às fontes de energia limpa.  Entretanto, para entender e escolher qual a opção mais adequada a cada instituição e preparar a estrutura para recebê-la, é preciso entender as vantagens de cada uma.

Conheça os benefícios da energia limpa

 Opções como usinas hidrelétricas por conta de seu impacto ambiental, pela mudança do curso dos rios e estruturas e principalmente as termelétricas são alternativas que têm um impacto negativo no meio ambiente.  No caso das termelétricas, há a utilização de combustíveis fósseis como diesel, gasolina e outros derivados de petróleo que emitem em sua queima monóxido de carbono e outros gases nocivos que contribuem para o efeito estufa e, consequentemente ajudam a elevar a temperatura no planeta.  E podemos citar também as usinas nucleares que necessitam de grande investimento e um alto risco ambiental na liberação de seus dejetos.  Porém, opções de energia limpa como biomassa, eólica, geotérmica e solar são escolhas que não liberam substâncias poluentes e constituem custo-benefício para a sociedade como um todo.   No caso das empresas, é possível optar e instalar sistemas de geração de energia limpa para uso próprio, como o caso na queima de biomassa e de placas de captação solar.

Retorno x Investimento

 O senso comum corporativo indica que opções sustentáveis são mais caras que as tradicionais.  Realmente, em primeiro momento, é preciso fazer investimentos para a mudança de fonte de energia. E claro, essas mudanças  podem ter um único grande gasto. Contudo, em um curto prazo, já pode ser encarado realmente como investimento. Pois trará economias consideráveis.  Com o uso de outras linhas energéticas, os retornos deste investimento acontecem em poucos meses, além de estar mais bem visto no mercado como uma instituição que se preocupa com o meio ambiente.

Conheça mais sobre a biomassa

 A biomassa pode ser de origem animal e microrganismos ou vegetal. Dessa forma, é cada vez mais comum o uso de folhas de árvores, papéis, papelão, bagaço da cana-de-açúcar e principalmente o eucalipto.  Instituições que optam por esses tipos de biomassa como energia limpa renovável, oferecem uma escolha sustentável de energia econômica e moderna.  Com a tecnologia que realiza o processo de transformação deste material orgânico em combustível, a empresa diminui o seu gasto com a energia tradicional.  Esta fonte de energia limpa é perfeita para indústrias de pequeno, médio e grande porte que utilizam em suas caldeiras, fornos e outros sistemas de queima, o gás natural ou GLP, e até mesmo óleo BPF para mover seu maquinário.  Ao substituir pela biomassa, há uma grande economia nos gastos e a certeza da produção de uma energia renovável, limpa e de bem com o meio-ambiente.  Dessa forma, a Potencial Florestal trabalha no desenvolvimento de florestas plantadas e renováveis e na comercialização de madeira em tora e biomassa. Possuir um parceiro como a Potencial Florestal é importante, pois é a garantia de  que sua atividade é sustentável.  Inclua em sua empresa ou indústria a possibilidade de produzir energia de forma sustentável e limpa. Garantindo além disso, a qualidade de sua produção e o custo-benefício com esta escolha. Conheça mais sobre a Potencial Florestal.