Confira o que você pode fazer para otimizar Sustentabilidade energética da sua empresa

sustentabilidade energética
Com o meio ambiente pedindo socorro através das acentuadas mudanças dos ciclos de chuvas e da temperatura, a adoção de ações sustentáveis deixou de ser opcional para tornar-se cada vez mais necessária, tanto para os indivíduos quanto para empresas.  Mudanças de comportamento podem ser aplicadas no cotidiano de cada indivíduo, com o consumo consciente, o uso racional de recursos e a reciclagem, por exemplo. Mas apesar de importantíssimo, mudar apenas o comportamento social ainda não é o suficiente. É fundamental que empresas também sigam no caminho da sustentabilidade energética.  Uma revisão completa de seus protocolos de produção, especialmente quanto ao uso de recursos naturais, já é o suficiente para iniciar a mudança do status quo.  Nesse sentido, a biomassa de eucalipto e seu contexto de benefício para o meio ambiente ganha importância na indústria.  Por ser uma fonte renovável, de origem vegetal, a queima da biomassa de eucalipto para geração de energia libera uma quantidade significativamente menor de CO² do que o tanto derivado com a queima de combustíveis fósseis.  Esse gás é absorvido pelas plantas (através da fotossíntese) e transformado em hidrato de carbono – nesse processo químico, o oxigênio é liberado.  Ou seja, o uso equilibrado da biomassa como fonte de energia não gera gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, uma vez que seu CO2 é reabsorvido naturalmente.  Outro quesito em que a biomassa contribui para a sustentabilidade energética é que este material derivado da madeira do eucalipto (toras e cavacos) está ligado à não emissão de dióxido de enxofre e a menor corrosão das caldeiras.  A Potencial Florestal é uma empresa sustentável que comercializa madeira em tora e biomassa, além de realizar avaliação de ativos florestais visando sinergia logística (swap de ativos florestais). Seus serviços e produtos promovem sustentabilidade energética em pequenas e grandes indústrias. A biomassa é uma fonte de energia econômica e altamente tecnológica, produzida e comercializada pela Potencial Florestal seguindo as normas da ABNT. A tecnologia permite, ainda, alinhar a produção energética com a geração de outros produtos. Utilizando a biomassa de eucalipto em caldeiras no lugar do gás natural ou gás GLP, por exemplo, o cliente produz menos CO². Assim, otimiza sustentabilidade energética e sua produção se torna mais econômica. Na Potencial Florestal, a composição da biomassa de eucalipto apresenta açúcares mais fermentáveis do que a cana de açúcar. O resultado dessa constituição é a facilidade que o material apresenta para entrar em processo de combustão. 

A potencial Florestal

Para além da questão ambiental, a Potencial Florestal oferece ao cliente a excelência para a utilização da biomassa de eucalipto de forma 100% aproveitável, tonando o negócio também economicamente viável. No período de produção, por exemplo, a Potencial Florestal adota algumas medidas para melhor aproveitamento como:
  • Manter o teor de umidade da biomassa ideal para a combustão;
  • Manter todas as propriedades da madeira conservadas;
  • Manter o tipo e diâmetro de solo considerado fundamental para o tipo de produto;
  • Manter o mínimo de contaminantes que podem estar presentes, como pedras, areia e outros resíduos. 
O processo completo – desde o plantio, colheita e preparo – da biomassa é executado por profissionais especializados na área e segue padrões rígidos para que o produto apresente altos índices de aproveitamento na cadeia de abastecimento. Isso torna a biomassa de eucalipto da Potencial Florestal um produto de excelência e garante a referência no mercado. A empresa também apresenta soluções para a otimização logística, de forma que as matérias-primas de eucalipto (como toras e cavacos) estejam mais próximas do cliente e haja menos custos de manuseio e transporte. Além disso, a Potencial Florestal contempla seus clientes com o transporte florestal da biomassa. O serviço faz parte do valor total da compra de biomassa de eucalipto. Para mais informações, entre em contato conosco clicando Aqui.