Sustentabilidade empresarial: o que é e seus benefícios

sustentabilidade empresarial
Em maio de 2019, o jornal britânico Guardian atualizou seu manual de redação (conjunto formal de orientações aos jornalistas e colunistas sobre a linha editorial do veículo de comunicação e sobre normas de gramática, vocabulário e configuração gráfica dos textos a serem publicados por ele). Até aí nada de novo sob o sol: fundado em 1821, isso provavelmente tenha acontecido diversas vezes… O que chama atenção nesta atualização do veículo diário, um dos mais influentes jornais ingleses, é a recomendação do uso dos termos “crise”, “emergência” ou “colapso” climático ou invés de “aquecimento global” ou “mudança do clima”.  A justificativa por trás do uso do vocabulário mais enfático é de que eles, sim, descrevem a forma como o meio ambiente vem sendo ameaçado e de que é necessário ser mais direto para dar o tom de urgência que o assunto merece.  De tão importante, já é uma variante que conta para o consumidor no momento de efetivar uma compra ou contratar um serviço. Cada vez mais sustentabilidade empresarial tem se mostrado um diferencial de mercado por conta da consciência ambiental coletiva em ascensão. 

Mas o que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade social não se define como título unicamente. O que define sustentabilidade social são uma série de ações adotadas com o objetivo de manter em equilíbrio os pilares social, ambiental e econômico.  Tal definição deriva do conceito triple bottom line, “3P” – que em Inglês vem de People, Planet e Profit. Ou seja, uma empresa sustentável tem como propósito a viabilização financeira em consonância com o cuidado ao meio ambiente e o desenvolvimento social.  Para isso, ações são implantadas na produção de produtos ou prestação de serviços; na relação com os colaboradores; na relação da empresa com a comunidade em seu entorno e com a sociedade como um todo, de forma que o crescimento do negócio beneficie o empresário, o meio ambiente e as pessoas (de trabalhadores a consumidores). Ter um planejamento estratégico que contemple a sustentabilidade empresarial é fundamental, visto que normas e exigências serão cada vez mais rigorosas para que haja menos impacto no meio ambiente.  Portanto, companhias sérias que visam consolidação como marca e expansão como negócio devem estar de acordo com os parâmetros de sustentabilidade empresarial.

Ações sustentáveis

Confira a seguir algumas ações adotadas por empresas sustentáveis em relação ao meio ambiente, comunidade e financeiro. 

Ambiente:

  • Exploração responsável de recursos naturais (sem desperdício dos recursos, seja no emprego de matéria prima para produção ou do uso consciente da água e energia elétrica, por exemplo);
  • Política de gerenciamento de resíduos eficiente (manejo, destinação, transporte, tratamento e reciclagem do lixo);
  • Manutenção do maquinário (seja de produção ou carros corporativos) para emitir menos gases poluentes;

Sociedade:

  • Proporcionar condições de trabalho que abracem a diversidade e promovam a igualdade (cor, gênero, orientação sexual, PcD etc.);
  • Considerar e adotar sugestões dos trabalhadores como elos importantes no sucesso da empresa;
  • Oferecer benefícios que sejam realmente transformadores e impactem não apenas o colaborador, mas outras pessoas ao seu redor (exemplo: licença paternidade estendida que promove vínculo entre pai e bebê);

Financeiramente:

  • Qualificar a mão de obra;
  • Procurar fornecedores locais (menor custo e efeitos poluentes de deslocamento);
  • Evitar desperdício/Economia de recursos (menor gasto com energia elétrica, água, papel, combustível etc.).

Reputação: benefício que se constrói 

Os benefícios da sustentabilidade empresarial são irrefutáveis: além de extremamente necessários nos âmbitos ambientais e sociais, também contribuem economicamente para o negócio. Mas a sustentabilidade empresarial contribui ainda para outro diferencial, constantemente perseguido no mundo corporativo: a reputação.  A construção da reputação passa pelo que as pessoas entendem de uma marca (incluídos consumidores, colaboradores, comunidade local etc.), pelo que outras empresas dizem sobre a marca (steakholders, concorrentes, fornecedores), pelo que é divulgado a respeito da marca (imprensa, redes sociais) e pelo que a própria empresa diz sobre si (comunicação institucional interna e externa, certificados e qualificações independentes).  Sendo assim, a sustentabilidade empresarial é um tema com potencial de impacto positivo no posicionamento da marca em todos os âmbitos que envolvem a construção da reputação.

Potencial Florestal: sustentabilidade empresarial

A Potencial Florestal é uma empresa sustentável que atual na comercialização e processamento de madeira em toras e na forma de biomassa, seguindo as normas da ABNT, para pequenas, médias e grandes indústrias Utilizando a biomassa de eucalipto em caldeiras no lugar do gás natural ou gás GLP, por exemplo, o cliente produz menos CO² e também se torna mais econômica e sustentável. Para além da questão ambiental, a Potencial Florestal oferece ao cliente a excelência para a utilização da biomassa de eucalipto de forma 100% aproveitável, tonando o negócio também economicamente viável. No período de produção, por exemplo, a Potencial Florestal adota algumas medidas para melhor aproveitamento como:
  • Manter o teor de umidade da biomassa ideal para a combustão;
  • Manter todas as propriedades da madeira conservadas;
  • Manter o mínimo de contaminantes que podem estar presentes, como pedras, areia e outros resíduos. 
O processo completo – desde o plantio, colheita e preparo – da biomassa é executado por profissionais especializados na área e segue padrões rígidos para que o produto apresente altos índices de aproveitamento na cadeia de abastecimento. Isso torna a biomassa de eucalipto da Potencial Florestal um produto de excelência e garante a referência no mercado. A empresa também apresenta soluções para a otimização logística, de forma que as matérias-primas de eucalipto (como toras e cavacos) estejam mais próximas do cliente e haja menos custos de manuseio e transporte.