Equalizar risco e rentabilidade é sem dúvida o ponto de equilíbrio ideal para escolher as melhores opções de investimento. Um bom critério de escolha é avaliar investimentos que estejam atrelados a mercados seguros, com demanda e produção aquecidas e rentáveis. Nesse contexto os ativos florestais são uma ótima opção. Sua rentabilidade tem como base as negociações de áreas de reflorestamento, como as florestais de eucalipto, com fins comerciais.
A alta procura industrial pela madeira ou biomassa de eucalipto e a conscientização por políticas sustentáveis que evitam o desmatamento (reflorestamento x floresta nativa). Isso faz dos ativos florestais, portanto, um investimento com boa garantia de demanda.
No segmento industrial, a madeira de eucalipto ou o uso de sua biomassa, encontra demanda nos mercados de papel e celulose, siderurgia, movelaria, construção civil, farmacêutico, alimentício e de bioenergia.
Sendo assim, o Brasil e suas boas condições climáticas favorecem o plantio de reflorestamento, fazendo da silvicultura uma produção agrícola interessante e com baixo risco.
Ativos florestais – como funcionam?
Ao planejar o cultivo de florestas para fins comerciais, o produtor rural utiliza-se de recursos dos investimentos em ativos florestais para executar sua lavoura.
Dessa forma, após o período de crescimento e maturação, as árvores são cortadas e vendidas no mercado.
Os riscos atribuídos a este tipo de investimento estão relacionados com questões produtivas, como alterações climáticas, pragas ou incêndio, mas a eficiente tecnologia e recursos preventivos adotados minimizam os danos.
Segundo especialistas em mercado financeiro, a equação entre: demanda de mercado, condições climáticas favoráveis, baixo risco e valor de sustentabilidade agregado, colocam os ativos florestais como uma ótima opção de investimento a longo prazo, com rentabilidade anual em torno de 8% a 14%.
Ativos sustentáveis – valor agregado
Os ativos florestais por serem com base em florestas de replantio agregam valor de negócio sustentável ao investimento.
O fato de diminuir o desmatamento e colaborar para o equilíbrio do ecossistema (redução de gazes do efeito estufa e créditos de carbono), os ativos florestais são investimentos em linha com as melhores práticas de sustentabilidade.
Gestão de ativos florestais
A Potencial Florestal é especialista em gestão de negócios florestais. Um dos pilares de atuação da Potencial Florestal é avaliar ativos florestais disponíveis, visando a sinergia logística e, utilizando-se de estratégias de trading, negocia essas áreas entre empresas, alcançando sucesso nesse mercado de negócios florestais.
Outro importante pilar são as da Parcerias, onde a Potencial Florestal convida produtores rurais e proprietários de terra a participarem do negócio. O parceiro entra com a terra e a Potencial Florestal com os investimentos, a expertise na formação de florestas e a comercialização da madeira.
Consulte
nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar empresas ou investidores na gestão dos melhores negócios florestais.