Biomassa: uma das melhores alternativas energéticas do futuro

biomassa é a pontencial energia do futuro!
Por definição, biomassa caracteriza todos os derivados de matéria orgânica que podem ser utilizados como combustível. Ou seja, resíduos sólidos da agricultura, floresta, indústria madeireira e até mesmo da pecuária são considerados biomassa. No Brasil, os tipos mais utilizados de biomassa são: bagaço de cana-de-açúcar e madeira, galhos e folhas de árvores.  Ao contrário dos combustíveis fósseis, que também são compostos de matéria orgânica (carvão, petróleo, gás natural etc.), a biomassa passa, obrigatoriamente, por renovação. Isso ocorre através do ciclo do carbono.  A queima da biomassa libera gás carbônico (CO2) na atmosfera. Esse gás é absorvido pelas plantas (através da fotossíntese) e transformado em hidrato de carbono – nesse processo químico, o oxigênio é liberado.  Ou seja, o uso equilibrado da biomassa como fonte de energia não gera gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera, uma vez que seu CO2 é reabsorvido naturalmente. 

Alternativa energética para o futuro

Por que é possível afirmar que a biomassa é uma das melhores alternativas energéticas para o futuro? Enquanto o mundo todo discute e busca soluções para diminuir emissão de gases e os resultados do efeito estufa e do aquecimento global, a biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável.  Portanto não é poluente e é de acesso fácil e rápido, não dependendo do curso da natureza para sua formação (como o petróleo, por exemplo, cujo tempo de formação varia de 10 a 400 milhões de anos).  A biomassa aproveita, ainda, os resíduos que se tornariam lixo orgânico da indústria e agricultura. Nas florestas, por exemplo, raízes, ramos e bicadas, que tradicionalmente não têm valor comercial e que geram custo para descarte, tornam-se matéria para geração de energia.  Tais características, por si, já são importantes e suficientes para a aposta na biomassa como uma das melhores alternativas energéticas para o futuro. Além dessas vantagens, a geração de energia através da biomassa tem baixo custo e alta densidade energética. A biomassa de eucalipto, por exemplo, é uma matéria prima que armazena grande quantidade de carbono, oxigênio, hidrogênio e, claro, de energia. Por isso, é interessante não só do ponto de vista ambiental e operacional, mas financeiro também.

Potencial Florestal: produção responsável de biomassa

A Potencial Florestal é uma empresa sustentável que oferece essa fonte de energia, seguindo as normas da ABNT, para pequenas, médias e grandes indústrias Para além da questão ambiental, a Potencial Florestal oferece ao cliente a excelência para a utilização da biomassa de eucalipto de forma 100% aproveitável, tonando o negócio também economicamente viável. O processo completo – desde o plantio, colheita e preparo – da biomassa é executado por profissionais especializados na área e segue padrões rígidos para que o produto apresente altos índices de aproveitamento na cadeia de abastecimento. Isso torna a biomassa da Potencial Florestal um produto de excelência e garante a referência no mercado.