O porquê das florestas plantadas

confira o porquê das florestas plantadas
O Brasil liderou o desmatamento de florestas nativas em 2018 – 1,3 milhões de hectares desapareceram. No mundo, foram 12 milhões de cobertura de floresta primária desmatada. Em meio aos debates e acordos acerca da crise ambiental, o país ainda possui abundância de áreas degradadas, que não cumprem seu papel ecológico. Porém, destaca-se alguns esforços tomados que visam reverter esse cenário, como o Acordo de Paris. Nele, o Brasil se comprometeu a restaurar 12 milhões de hectares até 2030. Recentemente, o Ministério da Agricultura aprovou o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantas (PNDF), que visa aumentar a área de florestas plantadas em 2 milhões de hectares (também até 2030). Segundo João Fagundes Salomão – coordenador geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar – o setor de florestas plantadas está em expansão no Brasil. De fato, hoje o setor representa 6,1% do PIB Industrial do país, ficando atrás apenas da soja, do setor sucroalcooleiro e das carnes. Segundo Salomão na Revista Globo Rural: “O setor de florestas plantadas também preserva. Cerca de 90% de toda a madeira para fins industriais em todo o Brasil vem de florestas plantadas. Isso diminuiu muito a pressão sobre as florestas primárias, é uma forma indireta de preservar.” 

O que é floresta plantada?

As florestas plantadas são áreas de reflorestamento através do plantio, produção, manejo e colheita de culturas que atendam a um plano sustentável. Essa prática é importante nos dias atuais porque recupera espaços degradados, reduzindo os impactos ambientais,  através da captura de CO2. Além disso, auxilia no desenvolvimento social e econômico das comunidades que vivem perto dos plantios ou das fábricas. Dessa forma, é possível obter matéria-prima para diversas indústrias como a de celulose, madeira ou biomassa, de maneira sustentável.  Surgem, assim, as florestas energéticas, que tem como principal produto a biomassa para gerar energia limpa e renovável. Elas são, ainda, uma forma de descentralização da matriz energética, que vai de encontro a outro compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris: aumentar em 18% a participação de bioenergia sustentável até 2030. Hoje, o país é líder mundial em produtividade de florestas plantadas, seja pelas pesquisas desenvolvidas ou pelas condições climáticas favoráveis. 

O que plantar?

O plantio para o reflorestamento é realizado para fins comerciais ou para fins ambientais. Assim, a vegetação nativa é utilizada para reposição de biomas, enquanto o pinus e o eucalipto são as espécies mais utilizadas para obtenção de lucros.

Porque o eucalipto?

O eucalipto é a principal espécie utilizada em florestas plantadas no Brasil. A escolha do eucalipto pode ser pautada em diversas vantagens como seu rápido crescimento e potencialidade para produzir árvores com boa forma. Seu ciclo – do plantio à colheita – também é curto se comparado a outras espécies: 6 anos é metade do ciclo do pinus, por exemplo. Além disso, o eucalipto apresenta boa capacidade de adaptação a diferentes regiões e a solos com baixa fertilidade ou déficit hídrico. Porém, o clima brasileiro também influencia para que o país ocupe posição de destaque na produtividade da silvicultura. Ao mesmo tempo, a espécie possui alta eficiência fotossintética, sendo uma exímia produtora de biomassa – produz aproximadamente 92.820.000 ha/ano kcal.  Todos esses fatores fazem com que o eucalipto seja bastante versátil, com diversos usos para sua madeira.  Sobretudo, torna-se viável a comercialização de uma gama de produtos que para sua produção não necessitam degradar ao meio ambiente, uma vez que são provenientes de madeira de reflorestamento.  Atualmente, árvores plantadas somam 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no país.

Potencial Florestal

A Potencial Florestal foi criada para maximizar todas as possibilidades que a produção de florestas tem a oferecer. Para isso, atua desde o planejamento até a entrega da matéria-prima em tora ou como biomassa. Com mais de 10 anos de experiência no setor, a empresa prioriza uma atitude sustentável, sem deixar de lado a excelência operacional. Seja um parceiro!