Confira a importância do setor agroflorestal e o eucalipto no país

Setor Agroflorestal de eucalipto
A recuperação ambiental é extremamente importante para o desenvolvimento econômico brasileiro. Com medidas estratégicas de cultivo dos chamados Sistemas Agroflorestais (SAF) é possível aliar desenvolvimento com preservação ambiental. É que a implementação de estratégias de plantio que conciliam o cultivo de ativos agrícolas (grãos, frutas, leguminosas, etc.) com ativos florestais (eucalipto) numa mesma área traz grandes benefícios econômicos e ambientais.

Agroflorestal e eucalipto – benefícios ambientais

A prática da monocultura é geralmente adotada por se acreditar que a padronização do cultivo traz lucro certo.  Mas na prática o que vemos é o desgaste do solo e a proliferação de pragas e doenças agrícolas, o que eleva absurdamente a dependência de uso de fertilizantes e agrotóxicos.  Um grande esforço que exige a adoção de maquinários pesados e caros. Para manter tudo isso e garantir a produtividade da colheita há um alto investimento financeiro para o produtor rural e, por consequência, para toda cadeia produtiva, desde investidores até o consumidor final. É nesse contexto que a adoção dos sistemas agroflorestais (SAF) estão cada vez mais sendo disseminados como alternativas viáveis. Entre os benefícios ambientais estão: a qualidade do solo com propriedades físicas e químicas, o maior controle da erosão, o uso otimizado da água para irrigação e a maior retenção de carbono. Sem contar a contribuição para a preservação da biodiversidade. Isso acontece devido à combinação de espécies que naturalmente exercem funções como a da adubação verde ou de quebra vento.  É praticamente uma reprodução do mesmo ecossistema das florestas nativas, porém com técnicas de cultivo que permitem acelerar a colheita e, portanto, se beneficiar economicamente da cultura plantada.

Agroflorestal e eucalipto – benefícios econômicos

O produtor rural que aposta no sistema agroflorestal com o eucalipto se beneficia da diversificação de produtos. E claro, do incremento da renda de sua propriedade.  Você pode querer ver: Bioenergia e suas vantagens Ao escolher uma espécie florestal de alto desempenho e potencial comercial como o eucalipto para compor seu plantio agrícola, o produtor rural terá uma gama de possibilidades de comercialização. O eucalipto tem ótima versatilidade comercial, grande aceitação no segmento industrial e uma infinidade de aplicações. O eucalipto alcança setores como: papel e celulose, construção civil, moveleiro, embalagem, tecidos, medicamentos, alimentos, limpeza e outros.  A fácil adaptação de solo e clima é uma das principais características positivas do cultivo de eucalipto. Essa boa adaptação implica em menos custo de manejo. Quer outro indicador positivo e que reflete bem a versatilidade do eucalipto? Vamos então falar do seu uso na geração de energia sustentável, por meio da queima da biomassa. A biomassa de eucalipto nas caldeiras industriais para obtenção de energia térmica está em crescente uso. Ela representa um bom exemplo de que é possível aliar eficiência produtiva com ações sustentáveis.