Saiba mais sobre as nuances da matriz energética

matriz energética no brasil
Ao longo dos anos de existência da raça humana, os homens se desenvolveram muito em diversos âmbitos. O que antes era uma vida de sobrevivência, passou a mudar a partir do momento em que os humanos passaram a utilizar mais suas capacidades mentais. Passamos a nos comunicar melhor entre nós mesmos e, consequentemente, a desenvolver soluções mais complexas para os problemas diários. Melhoramos como espécie gradativamente até chegarmos ao ápice dos avanços tecnológicos: o século XXI. Nesse atual período da história, as tecnologias avançam à galope incessantemente. Todos essas modernidades, no entanto, precisam de energia para funcionar. E é exatamente aí que passaram a surgir os obstáculos do desenvolvimento da humanidade. Dado esse problema, muitos perceberam-se dependentes de fontes específicas de energia. Assim, países começaram a buscar a diversificação de sua matriz energética.

Mas afinal, o que é matriz energética?

Uma matriz energética é, basicamente, um conjunto de fontes de energia que abastecem uma região ou país. O conceito em si é bem simples. Todavia, cada região e cada fonte de energia conta com peculiaridades. Alguns países, por exemplo, contam com limitações climáticas que não permitem que as energias eólica e solar sejam exploradas com eficiência. Outros locais não são propícios para a instalação de usinas nucleares por conta da alta possibilidade de desastres ambientais o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, é um exemplo disso. Todos esses fatores contribuem para uma diminuição das opções de fontes de energia. E contar com poucas fontes de energia disponíveis ou até mesmo com uma fonte muito predominante pode ser um grande problema. Levando em conta que uma fonte abastece quase todo um país, por exemplo, em caso de algum dificuldade em utilizar aquela fonte específica, é possível que esse país sofra sérias consequências. Por isso, diversificar a matriz energética é imprescindível. Veja também: A importância das florestas para o controle climático

Os problemas ambientais relacionados à matriz energética

Além de todas as preocupações citadas anteriormente, há também os problemas ambientais ocasionados por matrizes energéticas menos sustentáveis. Algumas fontes de energia não são renováveis e os desdobramentos do indiscriminado delas são variados. O uso de combustíveis fósseis, como por exemplo o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, geram poluição e deixam resíduos no meio ambiente. Não bastasse essa condição, ainda são fontes com data de validade dentro do nosso mundo, não se renovando ou demorando períodos muito longos para se reconstituir.

A Potencial Florestal contribui para a diversificação da matriz energética brasileira

Por mais que a matriz energética brasileira seja bem diversificada, é fato que ainda dependemos muito do petróleo como fonte de energia. Esse cenário, no entanto, está mudando. A biomassa, com o passar do tempo, ganha cada vez mais espaço, apresentando-se como uma solução sustentável e geradora de energia de qualidade. Nesse sentido, a Potencial Florestal contribui com a produção da biomassa de eucalipto, originária de madeira de reflorestamento comercial. Nós, como parte de uma indústria extremamente dependente da natureza, entendemos que é preciso preservar a nossa natureza para que tenhamos um futuro próspero. Por isso, nos orgulhamos de dizer que contribuímos com a diversificação e a transformação da matriz energética brasileira, que tem caminhado para tornar-se mais sustentável a cada dia. Antes de chegar nesse momento, entretanto, traçamos uma bela história. Se você quer conhecer mais sobre tudo que pauta essa história, conheça nossa missão, visão e valores.