A importância das florestas para o controle climático

A importância das florestas na luta pelo impacto climático
Atualmente o mundo passa por um processo inegável de mudanças climáticas. Eventos como o aquecimento global, por exemplo, são fantasmas ambientais que assolam a humanidade nos últimos anos. Nesse sentido, as florestas são um ponto extremamente importante dentro da luta contra esses problemas ambientais. Afinal de contas, o clima mundial é muito influenciado pelos conjuntos de vegetação que ainda sobrevivem ao redor do mundo. Tudo isso é tão certo e conhecido pelo público em geral que pode até mesmo ser considerado senso comum. Todavia, nem todos sabem exatamente como as árvores podem ajudar no controle climático da Terra. Para esclarecer essas dúvidas, dividimos em alguns tópicos a importância das florestas para o controle climático mundial. Abaixo, confira o porquê de as plantas se mostrarem uma possível tábua de salvação para o nosso planeta. Na floresta, todas as partes de uma árvore tem importância Florestas em geral são formadas por grandes concentrações de árvores. E quando se trata de controle climático, todas as partes de uma árvore contribuem de alguma forma. Por isso a grande importância das florestas: elas são grandes centros de aporte ao clima. Esse é um dos motivos de ser comum ouvir que a Amazônia é o pulmão do mundo. Em se tratando da maior floresta tropical do globo, ela naturalmente tem a maior contribuição climática — por isso a famigerada expressão comparando-a ao órgão humano. É importante entender, passo a passo, como isso acontece. Com a participação das folhas, do tronco e da raíz, as árvores fazem o seu trabalho ambiental.

1- Folhas

A função principal das folhas no controle climático é a ajuda na diminuição da temperatura local. Isso se dá por meio de um processo conhecido por evapotranspiração, basicamente a ocorrência simultânea da evaporação e da transpiração. Na evaporação, a água muda de seu estado natural — de lagos, rios e da terra — e transforma-se em gotículas que sobem pela atmosfera e contribuem diretamente para uma refrigeração do ar. Já na transpiração, a água também evapora, porém sai das próprias árvores, ou seja, é o líquido que foi acumulado a partir das ações das raízes na terra. Tudo isso gera uma maior umidificação do ar e a consequente queda de temperaturas.

2- Tronco

Os imponentes troncos acabam sendo a principal sustentação de uma árvore. Além de belos, entretanto, os troncos e galhos também elevam as folhagens de um forma que faz com que elas produzam uma enorme sombra no chão. E quanto mais árvores lado a lado, obviamente maior será a extensão da sombra. Essas sombras são responsáveis pelo resfriamento da temperatura do solo, que, por sua vez, também contribui com o controle climático. Veja também: Biomassa: Energia que dá em árvore

3- Raízes

Como já explicamos anteriormente, as raízes são responsáveis por colher do solo boa parte da água que fará parte do processo de evapotranspiração. Essa água captada também é imprescindível para a existência das árvores, visto que é ela que nutre todo o sistema. Outra função muito importante das raízes é manter as árvores sustentadas. A Potencial Florestal contribui com o controle climático por meio do reflorestamento Agora que a importância das florestas está explicada, é importante ressaltar que o reflorestamento é uma maneira sustentável de produzir a madeira que abastece diversos mercados brasileiros. A Potencial Florestal trabalha com o reflorestamento de eucalipto e, por isso, não causa danos ao meio ambiente durante a exploração da madeira. Conheça mais do nosso trabalho, entrando em contato conosco.