Biomassa: a energia que dá em árvore

Veja porque a biomassa é a energia do futuro
Duas das maiores preocupações globais envolvem matriz energética e emissão de gases na atmosfera. Assim, a troca de combustíveis fósseis não-renováveis e muito poluentes por fontes renováveis e que estejam engajadas com o chamado carbono neutro são imprescindíveis. É nesse cenário que a biomassa vem ganhando cada vez mais destaque.

Vantagens da biomassa:

Por ser um recurso de baixo custo, já que pode ser encontrado de forma abundante, a utilização da biomassa se torna extremamente vantajosa. Algo notável, é a variedade de produtos resultantes da conversão de biomassa, como Biogás, Etanol, Etanol Celulósico, Biodiesel, Carvão vegetal, dentre outros. Além disso, o recurso de alto potencial energético é sustentável, já que a sua queima não emite gases que colaboram para o efeito estufa, diferentemente da queima de combustíveis fósseis, que libera dióxido de enxofre e dióxido de carbono. Outra vantagem diz respeito tanto ao desenvolvimento de áreas agrícolas e da geração de empregos quanto à possibilidade de levar energia a locais isolados. Dentre as espécies vegetais utilizadas na produção de biomassa, destaca-se o eucalipto, por seu alto potencial energético. Confira: as vantagens do reflorestamento para o meio ambiente.

Biomassa no Brasil: o melhor investimento 

O Brasil tem investido de forma profícua em energias renováveis e, só em 2011, o país já produziu mais 1,9 GW utilizando  biomassa. A previsão do International Business Times é de que, até este ano, o Brasil atinja a marca de 17,1 GW, tornando-se o maior mercado do mundo em bionergia. Lembrando que o Brasil já é líder mundial na capacidade de produção de biodiesel. Segundo o site Mill Indústrias, o uso da biomassa no Brasil  já responde por quase 10% da matriz energética do país, e a tendência é que ocorra um crescimento vertiginoso no setor. Devido à grande extensão de áreas agricultáveis, bem como da intensidade de radiação solar e de um índice pluviométrico bem distribuído ao longo do ano, o Brasil apresenta condições favoráveis para o plantio de eucalipto, uma da principais fontes de biomassa. Assim, o investimento em biomassa, no território brasileiro, apresenta excelentes perspectivas futuras.

Energy Crops ou Florestas Energéticas:

Energy crop significa, literalmente, colheita de energia.  A atenção maior para a “energia que dá em árvore” ocorre em conjunto do avanço tecnológico e das metas de redução de poluentes, bem como da preocupação com as florestas naturais.  Assim, visando diminuir o desmatamento das florestas naturais, as florestas energéticas são estrategicamente plantadas, produzindo biomassa e energia de forma sustentável. Além disso a implantação de florestas sustentáveis se configura como um fator de grande importância no processo de revitalização de terras antes degradadas.

A Potencial Florestal

A madeira utilizada pela Potencial Florestal para a produção da biomassa contém as propriedades conservadas.  E, todo o processo, desde o plantio até o preparo da biomassa, é realizado por profissionais qualificados da área, seguindo padrões rígidos. Além disso, um dos pilares de atuação da Potencial Florestal são as parcerias, ou seja: o parceiro entra com a terra e a Potencial Florestal com a tecnologia e a expertise na plantação de eucalipto e na comercialização do produto e de seus derivado. Saiba mais sobre como se tornar um parceiro!