Benefícios do Reflorestamento de Eucalipto

O eucalipto é originário da Austrália, havendo relatos de que os primeiros exemplares foram plantados no Brasil nos anos de 1825 e 1868. Segundo a EMBRAPA, os primeiros estudos com eucalipto foram realizados por Edmundo Navarro de Andrade, no Horto Florestal de Rio Claro-SP, em 1904.

Com o passar dos anos, a indústria foi descobrindo os benefícios do eucalipto para a produção de matéria-prima e para o meio ambiente. Leia a matéria e confira todos os benefícios do eucalipto!

Quais são os benefícios do Eucalipto?

1 – Adaptável e resistente

O eucalipto é conhecido por se desenvolver em qualquer tipo de solo ou condição climática, se adaptando ao ambiente em que se encontra, além de ser resistente a ações do tempo, pragas e cupins. Quando cuidadas corretamente, o material de eucalipto pode ser mais duradouro que a madeira comum.

2 – Desenvolvimento avançado

Além de ser uma fonte renovável, foi comprovado que a árvore de eucalipto possui rápido crescimento, tornando-se uma das favoritas dos produtores. O eucalipto de semente possui uma poda inicial de 7 anos, enquanto uma madeira mais densa possui entre 20 a 24 anos, auxiliando na potencialização do tempo e oferecendo um rápido retorno financeiro.

3 – Não causa dano ambiental

A madeira de eucalipto é limpa, seca e livre de odores e óleo. O cultivo de eucalipto também pode auxiliar na redução do efeito estufa, pois absorve o gás carbônico durante a fotossíntese, auxiliando no processo conhecido como “sequestro de carbono”. Quando a biomassa de eucalipto é utilizada como fonte de energia, as fábricas e indústrias deixam de consumir combustíveis fósseis, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.

Além disso, o plantio para meios comerciais faz com que a utilização de florestas nativas como fonte de matéria-prima seja reduzida, auxiliando na proteção das florestas.

4 – Consome menos água

Diversos estudos já desmentiram o mito de que florestas de eucalipto consomem mais água do que as florestas nativas, na verdade é o contrário! As florestas de eucalipto são as que menos consomem água, com um consumo de 800 a 1.200mm por ano, enquanto a Mata Atlântica consome 1.200mm por ano e a Amazônia consome 1.500mm por ano! Em nossa outra matéria você desvenda outros mitos sobre as florestas de eucalipto, clique aqui.

5 – Versátil

O eucalipto pode ser comercializado para diversos usos e produtos, como produção de energia, onde o calor da queima da biomassa de eucalipto é transformado em energia. A biomassa de eucalipto também pode ser utilizada na produção de celulose de fibra curta onde, durante o processo químico, é obtido a pasta celulósica bruta não branqueada, utilizada na fabricação de papéis e embalagens.

E não para por aí! O eucalipto vem ganhando cada dia mais espaço na fabricação de produtos em diversos setores, como setor moveleiro, serralheria, medicamentos, cosméticos e até mesmo produtos apícolas, como mel, própolis e geleia real.

O papel da Potencial Florestal no reflorestamento de Eucalipto

A Potencial Florestal, especialista na produção de biomassa, busca maneiras de manter uma base florestal ativa para o suprimento de madeira, sempre prezando o meio ambiente e a sustentabilidade. Se você se interessou pela atuação da Potencial Florestal, pelas nossas práticas e por esse vasto mercado madeireiro, entre em contato conosco!