

Para acompanhar o comportamento e o volume de consumo da nossa sociedade atual, a cadeia produtiva industrial precisou buscar fontes alternativas para geração energética, visando a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Nessa busca por recursos energéticos sustentáveis e renováveis, a biomassa de eucalipto passou a cumprir papel fundamental.
Sendo assim, ela passa a ser uma alternativa ao petróleo e outras fontes esgotáveis e poluentes. Com a queima da biomassa de eucalipto, é possível extrair vapor para a geração de energia elétrica.
Também, é derivada a fabricação de vários biocombustíveis que abastecem uma infinidade de segmentos industriais. Dentre eles: construção civil, alimentícia, cosmética, automotiva e muitas outras.
Com o método correto de combustão e processos controlados, a geração de energia pelo uso da biomassa é considerada ecológica devido a compensação de emissão de CO2. Isso não ocorre, por exemplo, com a combustão de combustíveis fósseis.
O cuidado especial deve ser tomado com a origem da biomassa. Para que com isso, se possa assegurar que ela seja proveniente de reflorestamento, evitando assim o desmatamento indevido.