Biomassa de Eucalipto: utilizações na indústria

Biomassa: utilizações na indústria
Para acompanhar o comportamento e o volume de consumo da nossa sociedade atual, a cadeia produtiva industrial precisou buscar fontes alternativas para geração energética, visando a economia de recursos e a sustentabilidade ambiental. Nessa busca por recursos energéticos sustentáveis e renováveis, a biomassa de eucalipto passou a cumprir papel fundamental. Sendo assim, ela passa a ser uma alternativa ao petróleo e outras fontes esgotáveis e poluentes. Com a queima da biomassa de eucalipto, é possível extrair vapor para a geração de energia elétrica. Também, é derivada a fabricação de vários biocombustíveis que abastecem uma infinidade de segmentos industriais. Dentre eles: construção civil, alimentícia, cosmética, automotiva e muitas outras. Com o método correto de combustão e processos controlados, a geração de energia pelo uso da biomassa é considerada ecológica devido a compensação de emissão de CO2. Isso não ocorre, por exemplo, com a combustão de combustíveis fósseis. O cuidado especial deve ser tomado com a origem da biomassa. Para que com isso, se possa  assegurar que ela seja proveniente de reflorestamento, evitando assim o desmatamento indevido.

Biomassa – aliada da indústria

A cadeia produtiva de reflorestamento ganha significativa importância no mercado brasileiro.  Dessa forma, além das inúmeras vantagens socioambientais como diminuição do desmatamento, o uso da madeira de origem sustentável gera emprego e renda e colabora para o desenvolvimento econômico do país. Segundo relatório de 2015 da IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), importante órgão do Sistema Agroindustrial Florestal, nesse período o segmento de florestas plantadas foi responsável por R$ 69,1 bilhões em geração do PIB nacional. Da extração das florestas plantadas e renováveis derivam uma série de produtos: os chamados in natura. Dentre eles estão a lenha, toras, toretes, cascas e folhas. E os semiprocessados, as tábuas, ripas e celulose; e os processados: chapas de madeiras. Isso sem contar a geração de energia pelo uso da biomassa que produz energia limpa e gera economia.  Altamente indicada para indústrias de pequeno a grande porte, a biomassa é utilizada em caldeiras, fornos e demais sistemas de geração de vapor e energia em substituição ao gás natural ou gás GLP e óleo BPF. Entre as vantagens da fonte alternativa estão o menor custo e inclusão do processo produtivo no status de ambientalmente sustentável. Um valor muito importante atualmente em termos de governança corporativa.

Potencial Florestal – a biomassa de eucalipto de origem segura

A Potencial Florestal atua através de recursos e consciência ambiental para o fornecimento de madeiras provenientes de florestas renováveis e de qualidade para a produção de biomassa. E, seguindo todas as normas regidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ter a Potencial Florestal como parceiro da indústria é também vantajoso pela otimização logística. A empresa toma o cuidado necessário para que as matérias-primas da madeira, como as toras e biomassa, estejam próximas dos clientes. Dessa maneira há uma otimização dos economia nos custos de transporte e manuseio dos produtos.