A utilização do cavaco de madeira de eucalipto para geração de energia

cavaco de eucalipto para a energia
Há no mercado várias opções de uso para a madeira de eucalipto. Por conta disso, as formas de extração e armazenamento são também diversas, de acordo com o tipo de negócio das empresas. O uso do cavaco de eucalipto para energia é um exemplo disso. A madeira após ser cortada e transportada até a unidade, é armazenada próxima ao equipamento de picagem chamado “picador”, que poderá ser fixo ou móvel, ele é alimentado pelas madeiras em tora, podendo ser com casca ou sem casca, assim o picador transforma a madeira antes tora, no cavaco para a geração de energia. Para as empresas que utilizam o cavaco na geração de energia/ vapor, todo esse processo é essencial para uma melhor eficiência do seu equipamento. No entanto, para compreender isso de maneira mais clara, é preciso entender todas as premissas que uma empresa fornecedora deste material, precisa ter em seu planejamento operacional até a entrega do produto nas empresas. Sendo assim, abaixo você confere essa completa explicação e entende melhor sobre todo o processo até o uso do cavaco de eucalipto na geração de energia.

Tipos de corte da madeira após a extração

Após a extração da madeira de eucalipto, ela basicamente pode ser transformada em duas formas diferentes: Tora ou Cavaco com casca e sem casca. 1) Tora com casca: é cortada nas extremidades da árvore e desgalhada. 2) Tora sem casca: é cortada nas extremidades da árvore e descascada. Após esse processo, elas ficam em campo para a secagem e empilhamento, para assim serem carregadas e transportadas até a unidade de processamento de biomassa ou comercializadas e levadas diretamente ao cliente. Esse formato acaba por permitir o uso em caldeiras, madeireiras, construções e muitas outras utilidades. O cavaco com ou sem casca, passa pelo picador e transforma em pequenos chips de cavaco. No caso do cavaco, a madeira é picada e armazenada para envio ao cliente. Dadas as diferenças da madeira em tora para o cavaco de madeira, é intuitivo portanto que seus usos sejam distintos, sendo necessário uma avaliação inicial para verificar qual produto escolher. O uso do cavaco para energia, por exemplo, é uma forma muito popular de aproveitamento na indústria, onde a tora também tem o seu espaço.

O uso do cavaco de madeira para a energia

Por muitos anos, o uso de fontes energéticas não renováveis, como o carvão mineral e o petróleo, foram as únicas alternativas de incontáveis empresas espalhadas pelo mundo. Essas matérias-primas eram mais abundantes e ainda não existia um alerta considerável a respeito dos impactos ambientais que elas poderiam causar no planeta. Com o passar do tempo, porém, a dura realidade bateu à porta e muitos líderes de diversos segmentos perceberam um enorme problema em suas operações e sentiram a necessidade de novas alternativas. A utilização desenfreada de fontes não renováveis faria com as matérias-primas se esgotassem rapidamente. E após isso, caso não existissem alternativas para gerar energia elétrica, tempos improdutivos seriam inevitáveis. Além dessa questão, a degradação do planeta causada pelo indiscriminado aproveitamento dessas fontes representaria, a médio e longo prazo, uma ameaça à vida humana. Partindo desses pontos, alternativas passaram a ser buscadas e a madeira em cavaco surgiu como uma opção extremamente viável para abastecer caldeiras gerando um impacto absolutamente reduzido ao meio ambiente.

O cavaco de eucalipto para a energia no futuro

O cavaco de madeira de eucalipto, assim como outras fontes renováveis, apresenta-se como o futuro da produção de energia mundial. E a Potencial Florestal é uma empresa que trabalha sempre pensando no futuro do mundo e do seu negócio.  São anos de tradição na exploração da madeira e sua comercialização, tanto em tora, como em cavaco.  Acesse o nosso site, conheça a nossa história e entre em contato!