Da madeira para a energia: o ciclo das florestas de eucalipto

da madeira para a energia
Muitas vezes pode ser de certa forma um pouco abstrato o entendimento de como uma simples matéria prima pode se transformar em uma espécie de combustível para aparelhos eletrônicos. Afinal, da madeira para energia, como acontece essa transformação? Por trás dessa curiosidade natural de todos os seres humanos, porém, há também uma necessidade de inovação. E essa necessidade faz com que o conhecimento de processos seja buscado para que melhorias sejam desenvolvidas a cada dia. Dessa forma, a compreensão do todo é extremamente importante para o uso correto das alternativas tecnológicas oferecidas pelo mundo e, consequentemente, para um melhor aproveitamento dessas ferramentas existentes. Sendo assim, preparamos a seguir uma explicação detalhada sobre todo o processo que envolve o uso da madeira para a geração de energia elétrica, deixando claro o funcionamento dessas etapas cíclicas que são especialidade da Potencial Florestal. Para facilitar o entendimento, dividimos em duas grandes etapas. Confira!

Da madeira para a energia: a primeira etapa

A primeira etapa de todas, obviamente, diz respeito ao cultivo da matéria prima utilizada para a produção de energia: a madeira de eucalipto.

Plantio e cultivo de florestas de eucalipto

Uma das grandes vantagens do eucalipto reside na sua facilidade de crescer em condições climáticas diferentes. Dentro do Brasil, país de dimensões continentais e com uma alternância grande de clima de acordo com a região, isso é um grande diferencial. Assim, primeiro as árvores são plantadas e, a partir disso, são constantemente observadas e resguardadas para que possam crescer sem maiores problemas. Esta é a parte do processo mais demorada, podendo levar anos para que as árvores de eucalipto estejam prontas para o próximo passo.

Colheita das florestas de eucalipto

Depois que as florestas atingem o nível esperado de desenvolvimento, é hora de começar a colher os dividendos da plantação de tempos atrás. Desse modo, inicia-se a extração das árvores, que usualmente são cortadas em toras. Na sequência, elas poderão ser armazenadas e transportadas até o cliente, ou poderão ser transportadas até a unidade de processamento de biomassa (UPB), transformando a tora em cavaco, e assim, posteriormente, armazenando e/ou transportando até o cliente.

Da madeira para a energia: a segunda etapa

A partir do recebimento da tora ou cavaco, os combustíveis de fontes renováveis, começa a segunda etapa do processo.

A utilização da biomassa nas indústrias

A biomassa, seja tora ou cavaco, é, a fonte renovável de energia que abastece cada vez mais indústrias brasileiras. Esse material é distribuído pelas empresas compradoras e, por fim, utilizado como combustível em caldeiras e sistemas térmicos de geração de energia. O calor da queima da biomassa, por sua vez, é transformado em energia de diversas formas, como por exemplo, por meio dos mesmos princípios das usinas termelétricas, que usam do vapor da água para a movimentação de estruturas que gerem energia estática.

A Potencial Florestal traz as condições para que você consiga fazer o caminho da madeira para a energia

Todo esse complexo ciclo é importante de ser entendido, mas não pode ser mais uma preocupação dentre toda a dedicação que a gestão de uma indústria exige. Por isso, se você busca uma boa e garantida opção de fonte renovável de energia, confie na Potencial Florestal e tenha toda a tradição de anos de mercado e um trabalho completamente sustentável. Acesse nosso site e entre em contato!