3 desafios da geração de energia elétrica empresarial

geração de energia elétrica
A gestão de qualquer empresa em si já é um enorme desafio para aqueles que têm a incumbência de tomar as decisões das mais diversas indústrias. Dentro dessa responsabilidade, no entanto, existem outros desafios mais especificamente voltados à geração da energia elétrica. Há várias formas de gerar energia, e cada alternativa, como praticamente qualquer coisa na vida, conta com seus altos e baixos, suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, qualquer gestor que tiver que fazer suas opções quanto às formas de produção de energia para o funcionamento de uma fábrica terá que enfrentar uma série de questões e fazer algumas considerações para obter os melhores resultados possíveis. Este texto, portanto, tem como objetivo elencar os principais desafios trazidos pela geração de energia elétrica dentro das empresas, de forma a auxiliar os tomadores de decisão a escolherem os melhores caminhos para os seus negócios.

1- A forma de geração de energia elétrica mais adequada para cada negócio

O primeiro desafio da geração de energia elétrica é a identificação da melhor maneira de produção, aquela que mais se adeque à realidade do seu negócio e região. É importante ter a consciência dos fatores ambientais que circundam a indústria considerada para essa análise. Isso acontece porque para gerar energia, de qualquer forma que seja, é preciso de recursos. Esses recursos, obviamente, vêm diretamente da natureza. Dessa forma, a depender das condições climáticas, por exemplo, da região onde a indústria se encontra, alguns recursos serão mais abundantes ou mais escassos. É difícil depender da energia solar em uma região com grande incidência de chuva, assim como é complexo optar pela energia eólica em regiões com poucos ventos.

2- As contradições da geração de energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis

A geração de energia elétrica a partir da queima de combustíveis fósseis possui lados positivos e negativos. Assim, outro desafio dessa área é a consideração e o entendimento desses fatores. À primeira vista, pode-se dizer que, de maneira geral, os equipamentos de geração de energia a partir da combustão são mais baratos e também possuem manutenções menos caras. Por outro lado, é um método que gera muita poluição, por conta da inevitável propagação de gases tóxicos ao meio ambiente. Esses gases, inclusive, podem fazer com que uma empresa tenha que aderir a filtros especiais de controle, que, por sua vez, são custos adicionais. Outra desvantagem é que os combustíveis fósseis são fontes não renováveis de energia, ou seja, depois de utilizadas não se recriam naturalmente no meio ambiente.

3- O investimento em processos não agressivos ao meio ambiente

O último desafio é o investimento em processos não agressivos ao meio ambiente. Eles envolvem, na maioria dos casos, tecnologias mais avançadas e, consequentemente, mais caras. Essas tecnologias, paralelamente, demandam profissionais mais qualificados. Os benefícios, porém, são diversos. Em primeiro lugar, os processos ecologicamente não agressivos fazem uso de fontes renováveis de energia. E isso é uma vantagem que garante que uma empresa poderá sempre ter alternativas de recursos para a produção de energia. Afinal, diferentemente das fontes não renováveis, eles jamais se esgotarão. Por fim, a adequação a diretrizes ecológicas é uma grande tendência e que influencia o comportamento dos consumidores e suas impressões a respeito de empresas.

A alternativa Potencial Florestal

A Potencial Florestal oferece alternativas ecológicas de geração de energia por meio da biomassa de eucalipto, uma fonte completamente renovável e que abastece fábricas e indústrias com grande eficiência. Se quiser saber mais, entre em contato conosco!