5 motivos para aumentar a eficiência energética na empresa

eficiência energética painéis solares
Quando pensamos em eficiência energética, em muitos casos é natural que as pessoas, em média lembrem-se das famosas etiquetas presentes, por exemplo, nos eletrodomésticos.  Essas etiquetas, que apresentam de maneira didática, por meio de barras coloridas, a eficiência energética dos aparelhos, são muito importantes para que os consumidores saibam com antecedência os tipos de gastos de energia que devem esperar de cada produto comprado. Afinal de contas, muitos aparelhos de pouca eficiência energética com toda certeza farão diferença mensalmente na conta de energia. Trazendo para a realidade das empresas e grandes indústrias, a lógica é, de certa forma, semelhante à realidade do brasileiro médio. Assim como casas precisam de uma série de eletrodomésticos para que as pessoas tenham uma vida mais confortável, inúmeros grandes negócios contam com diversas máquinas que tornam uma linha de produção funcional. Mas para que uma indústria opere em sua capacidade máxima, gerando os lucros esperados, é necessário que todos os seus equipamentos funcionem a plenas capacidades. É como se tudo fosse um conjunto de engrenagens, caso uma simples parte pare de girar, todo o sistema fica comprometido.

O que é eficiência energética?

A eficiência energética, como o próprio nome já indica, diz respeito ao desperdício de energia que algum equipamento pode ocasionar. Equipamentos com alta eficiência energética são aqueles que desperdiçam pouca energia, enquanto que os de baixa eficiência energética são aqueles que pouco desperdiçam energia quando estão em funcionamento. Buscar uma maior eficiência energética, portanto, significa trabalhar por um menor desperdício de energia. Mas por que isso é importante para um negócio? Conheça abaixo 5 motivos pelos quais uma empresa deve aumentar a sua eficiência energética.

1- Maior produtividade

Um maquinário energeticamente eficiente apresenta maior produtividade para uma empresa. Isso significa que, em comparação com equipamentos ineficientes do ponto de vista da energia, máquinas mais eficientes têm melhores resultados mesmo quando estão equiparadas em números.

2- Maior economia

Esse é talvez o maior motivo para buscar um aumento de eficiência energética. Com equipamentos mais eficientes, os gastos com energia tendem, obviamente, a cair consideravelmente.

3- Sustentabilidade

Sustentabilidade é uma das maiores bandeiras institucionais da atualidade de empresas dos mais variados setores. Por isso, dentre outros motivos, respeitar o meio ambiente é uma forte tendência.

4- Exploração de potencial fabril

O completo potencial fabril de uma indústria só pode ser atingido com equipamentos energeticamente eficientes. Isto é, aliar produtividade, gasto energético consciente e um funcionamento consistente do maquinário só é possível com uma planta eficiente e otimizada.

5- Redução do uso de recursos naturais

Um menor consumo de energia garante, por conseguinte, a redução do uso de recursos naturais. Isso é uma vantagem competitiva importante a partir do momento em que a matérias primas para produção energética são cada vez mais escassas no mundo. Depender menos de recursos naturais, portanto, pode ser um importante diferencial dentro de um mercado.

Prefira fontes sustentáveis

Considerando todas as vantagens apresentadas, buscar uma maior eficiência energética é realmente um ótimo caminho a se percorrer. E mesmo passando a depender menos de recursos naturais, é imprescindível investir em fontes energéticas sustentáveis, de maneira a garantir uma alternativa completamente renovável. Neste assunto, inclusive, a Potencial Florestal é especialista. Somos conhecidos nacionalmente pela produção da biomassa de Eucalipto, uma fonte de energia renovável e ideal para empresas que buscam uma maior eficiência energética. Clique aqui e entenda tudo sobre negócios florestais.