A energia para indústria em diferentes regiões do Brasil

O Brasil é um dos maiores países do mundo. Basicamente, muitos de nossos estados equivalem, ou até superam, em território e concentração populacional, países inteiros da Europa. Muito por conta disso, aqui o tipo de energia para indústria varia muito de acordo com a região. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as temperaturas são consideravelmente mais baixas do que em estados da região norte. Na região Sudeste, sob outra perspectiva, o grau de industrialização das cidades é muito mais elevado do que no Centro-Oeste. Assim, com cada estado e sua particularidade, as indústrias locais precisam se adaptar e basicamente funcionar da melhor forma possível com o aproveitamento máximo dos recursos disponíveis. Abaixo, compilamos uma breve lista dos tipos diferentes de energia para indústria utilizados em diferentes regiões do Brasil.

São Paulo e as fontes renováveis

Em São Paulo a matriz energética que abastece o estado, e consequentemente as indústrias locais, conta com um percentual alto de fontes renováveis. Dentre elas, destacam-se os derivados da cana de açúcar, que compõe mais de 30% de toda a matriz e também a biomassa de eucalipto, que cada vez ganha mais espaço na região. Essas fontes são vantajosas para o estado por garantirem o aproveitamento quase que completo de tudo o que a extração de matérias primas pode oferecer de maneira sustentável.

O Nordeste e os ventos para a produção de energia para indústria

Quem algum dia já viajou, viveu ou passou alguns dias no Nordeste brasileiro, possivelmente já avistou as enormes hélices de produção de energia eólica que são características da região. Nesse caso específico, as condições climáticas próprias do Nordeste permitem que esse tipo de produção energética seja uma forte alternativa, o que tornou a região referência nesse tipo de fonte renovável dentro do país. De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal Brasileiro, no final de 2019, o abastecimento nordestino por meio dos ventos chegou a incríveis 89%. E esse apreço pela utilização sustentável da natureza também torna a biomassa de eucalipto uma opção ascendente na região nordeste.

Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o carvão mineral

Na região Sul, por outro lado, uma fonte de energia consideravelmente utilizada é o carvão mineral. Isso ocorre por conta das minas de carvão presentes nessa parte do Brasil, o que gera toda uma cadeia de exploração e utilização desse recurso natural.

A energia hidrelétrica no Brasil

No Brasil, outra fonte de energia extremamente comum é a hidrelétrica. Esse tipo de usina é responsável por boa parte da energia que abastece o país. Por contas da exuberantes características naturais brasileiras, a criação de represas para geração de energia é uma prática recorrente. Por outro lado, a construção de estruturas hidrelétricas demanda esforços maiores do que o cultivo de florestas de eucalipto, por exemplo. Isso faz com que a biomassa seja uma tendência cada vez maior no mercado de geração de energia.

A energia para indústria é cada vez mais renovável, não fique de fora dessa tendência

Não só o Brasil, como também o mundo todo, caminha para uma utilização cada vez maior de fontes renováveis de energia. Dessa forma, indústrias com fontes mais poluentes e não renováveis, a exemplo dos combustíveis fósseis, em breve perderão espaço para essas alternativas mais sustentáveis. Não fique de fora dessa tendência. Entre em contato com a Potencial Florestal e conheça a alternativa energética sustentável que temos a oferecer: a biomassa de eucalipto!