Florestas de eucalipto diminuem gases do efeito estufa

As florestas de eucalipto estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, como uma obra-prima sustentável, econômica e que evita o desmatamento das florestas nativas, evitando prejuízos para o meio ambiente e para o ecossistema.

Florestas de eucalipto diminuem gases do efeito estufa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizou um estudo que comprovou que as florestas plantadas com eucalipto diminuem os gases do efeito de estufa, como o óxido nitroso (N20) e o metano (CH4), mesmo em diferentes datas e formas de manejos.

Os resultados da pesquisa comprovam que as florestas de eucaliptos é uma ótima solução para continuar produzindo a matéria-prima sem desmatar as florestas nativas e contribuir para a mitigação dos gases do efeito estufa.

Florestas de eucalipto: a alternativa ideal

O estudo também demonstrou que as florestas de eucalipto absorvem cerca de 1,5 kg de metano (CH4) por ano, enquanto a área de Cerradão absorveu 1,1 kg de CH4 por ano. Isso mostra que as florestas de eucalipto absorvem uma maior quantidade de gases que podem auxiliar no efeito estufa.

Muito mais a oferecer!

Além das vantagens na mitigação de gases do efeito estufa, as florestas de eucalipto também diminuem a intensidade de erosão da área onde plantada, pois retêm menos água do que as árvores nativas. Além disso, a água chega ao solo mais rápido, por conta do menor volume de folhas, o que diminui a evaporação atmosférica. As florestas de eucalipto também absorvem mais água na época de chuva e menos em época de escassez, favorecendo para a economia de água.

A sua empresa tem o potencial de fazer a diferença.

A Potencial Florestal, especialista na produção de biomassa, investe para manter uma base florestal ativa para o suprimento de madeira, e assim garantir o fornecimento aos seus clientes da sociedade, sem prejudicar o meio ambiente. Entre em contato com a gente e faça parte de um mundo mais sustentável e econômico!