A História da Biomassa

Renovável, econômica e sustentável. Estas são apenas algumas das vantagens da biomassa, a fonte de energia que vem conquistando o mercado brasileiro. Mas de onde essa ideia surgiu? Quem foi o primeiro a usá-la? Qual será o seu futuro?

Biomassa. Uma história

O fogo, sem dúvidas, é a descoberta mais importante da história do ser humano. E essa descoberta aconteceu, muito provavelmente, de maneira acidental, com a combustão da madeira.

Desde então o fogo aqueceu, iluminou, protegeu e até mesmo ajudou a alimentar a humanidade.

É nesse sentido que a madeira, há muitos milênios e ainda hoje, tem um papel fundamental em nossa história. Alimentou o fogo, serviu de material de construção e moveu o mundo.

Porém, é a partir do século XVIII, na Revolução Industrial, que a madeira começa a ser cada vez mais utilizada nas máquinas a vapor, para gerar energia mecânica que movia a nascente indústria.

Esta busca descontrolada por lenha, em uma época onde não se pensava em sustentabilidade, gerou um grande desflorestamento na Europa.

As pessoas, então, procuraram novas fontes de energia e as encontraram no petróleo e carvão mineral, ambas muito abundantes, que foram os principais combustíveis da Revolução Industrial que transformou o mundo, principalmente na área siderúrgica.

Porém, séculos depois, nos anos 1970, com a crise do petróleo, o preço do barril triplicou e, com isso, aumentou a percepção de que esta não é uma fonte renovável e que, um dia, terá seu fim.

A humanidade, então, “redescobre” a madeira como fonte de energia. E para fazer um uso ainda mais produtivo desta madeira, a biomassa, seu subproduto, atrai os olhares da indústria.

BIOMASSA HISTÓRIA

No Brasil, nos anos 70, com o incentivo do governo para a produção de álcool, a biomassa produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, começa a gerar o interesse da indústria nacional.

Mas é nos anos 80 que a biomassa realmente dá seu grande salto. Com a necessidade do uso de outras fontes de energia que não fossem o petróleo ou carvão, a biomassa volta a atrair os olhares dos empresários e especialistas do setor. As máquinas e equipamentos para a queima da biomassa foram então aprimorados, garantindo ainda mais eficiência energética, ou seja, mais energia por tonelada de biomassa consumida, tornando o uso deste combustível cada vez mais interessante.

Hoje, a biomassa é cada vez utilizada no Brasil, em função da sua eficiência energética e da sua baixa geração de CO2 quando comparado a outras fontes energéticas, como o óleo ou o carvão mineral. Seu uso é amplo, em diversos tipos de indústrias, por todo o país.

O Futuro da Biomassa

Quando o assunto é sustentabilidade, alta eficiência energética e respeito ao meio ambiente, a biomassa é imbatível. Quando produzida a partir florestas replantadas de eucalipto, uma fonte totalmente renovável e usando tecnologias cada vez mais inovadoras para sua transformação em energia, a biomassa se mostra, a cada dia que passa, uma opção mais interessante, inclusive do ponto de vista econômico. E no futuro, com a evolução no setor andando a passos largos, as possibilidades são cada vez mais promissoras.