Entenda mais sobre sustentabilidade energética

sustentabilidade energética
No atual século, a humanidade chegou a um nível de desenvolvimento que é indiscutivelmente impressionante. A partir dos anos 2000, cresceram vertiginosamente os avanços tecnológicos e suas consequências dentro da sociedade passaram a ser sentidas claramente. Os smartphones, por exemplo, rapidamente se popularizaram por todo o globo. Na contemporaneidade, os celulares tornaram-se praticamente extensões das mãos das pessoas. Além disso, televisores e outros equipamentos eletrônicos passaram a ter presença garantida em milhares de lares pelo mundo. Paralelamente a essa ascensão da necessidade de tecnologia, a produção desses gadjets também teve de aumentar de ritmo de maneira alucinante. E para manter tudo isso em funcionamento, passou-se a demandar muito mais energia do que antes. No entanto, muitas das formas mais simples de produzir energia são não renováveis, ou seja, revelam-se insustentáveis a longo prazo.

Afinal, o que é sustentabilidade energética?

O conceito de sustentabilidade energética é extremamente simples. É importante pensar que, de certa forma, existem dois tipos de demandas de energia: a demanda da geração humana atual da sociedade e a demanda de gerações futuras. Basicamente, a sustentabilidade energética é uma conciliação dessas duas demandas. Ou seja, é preciso atender às necessidades da população de hoje sem comprometer as necessidades das próximas gerações. Para isso, é preciso buscar fontes energéticas que sejam renováveis e utilizar com parcimônia aquelas que não são.

Sustentabilidade energética e suas fontes: quais são as fontes não renováveis?

São exemplos de fontes não renováveis:
  • Petróleo

O petróleo, também conhecido como “ouro negro” é talvez a fonte de energia mais famosa que podemos encontrar em nosso planeta. É um combustível fóssil e encontra-se presente no subterrâneo.
  • Carvão mineral

O carvão mineral é outro combustível fóssil. Usado em usinas termelétricas para produzir energia por meio da combustão. São originados de restos de plantas que se decompuseram ao longo de milhares de anos.

Sustentabilidade energética e suas fontes: quais são as fontes renováveis?

São exemplos de fontes renováveis:
  •  Vento (energia eólica)

A energia eólica é a energia proveniente da força do vento. Por conta das condições climáticas, nem todos os lugares do mundo têm a capacidade de produzir este tipo de energia.
  • Biomassa de Eucalipto

Esse tipo de biomassa é uma fonte de energia proveniente das árvores de Eucalipto. Ela é completamente sustentável pela boa capacidade de reflorestamento oferecida por essa espécie de árvore. Sua combustão pode substituir a de outras fontes não renováveis. Especialista em cultivo e exploração sustentável do Eucalipto, a Potencial Florestal contribui com a produção brasileira de biomassa e ajuda na busca por uma matriz energética mais sustentável no nosso país. Para conhecer mais sobre a nossa história, acesse o nosso site e entenda mais sobre a nossa trajetória e serviços!