Confira as vantagens do Reflorestamento para o meio ambiente

vantagens do reflorestamento
Com o início da era industrial o homem passou a consumir combustíveis fósseis em larga escala. Dessa forma, atividades humanas produziram mais de 300 bilhões de toneladas de carbono: um aumento significativo de gases de efeito estufa.  No Brasil, a maior parte da emissão desses gases se dá pelo desmatamento – aproximadamente 30% das emissões de carbono são geradas por ele. O efeito estufa em si é um fenômeno natural e corresponde a uma camada de gases –  dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e vapor d’ água – na superfície da terra. Entretanto, seu agravamento acelerou o aquecimento global – aumento da temperatura média da Terra – a níveis alarmantes. Segundo o painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), existe 90% de chance do aumento da temperatura na Terra ser resultado da ação do homem. Se tudo continuar como está, a temperatura da Terra deve aumentar entre três a cinco graus até o fim deste século. Isso causaria uma série de eventos desastrosos (além dos que já vem ocorrendo) porque alteraria o equilíbrio natural do planeta.   Como resultado tem-se o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar, maior frequência de desastres climáticos, afetando a biodiversidade com a extinção de espécies de plantas e animais. Para o homem, as consequências de um colapso dos ecossistemas afetaria a produção da alimentação, a segurança e a saúde das pessoas. O IPCC divulgou um relatório em que destaca que muitos impactos das mudanças climáticas poderiam ser evitados se o aquecimento global fosse limitado a 1,5ºC. Porém, isso exigiria mudanças rápidas e profundas na sociedade a fim de diminuir as emissões de CO2 em 45% em relação a 2010 até 2030. Segundo António Guterres, secretário-geral da ONU: “O ambiente natural está se deteriorando a uma taxa alarmante: os níveis do mar estão subindo; a acidificação dos oceanos está acelerando; os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados; 1 milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção; e a degradação do solo continua sem controle”. Dessa forma, a chave para evitar mudanças climáticas mais drásticas deve estar centrada em transformações humanas que repensem o modelo social e de consumo estabelecido.  Então, o que pode ser feito?

Reflorestamento 

Como o CO2 é o gás com maior contribuição no efeito estufa, é importante encontrar mecanismos capazes de retirá-lo da atmosfera. É aí que entram as árvores, capazes de capturar o gás carbônico da atmosfera e armazená-lo nas florestas através da fotossíntese. Segundo Thomas Crowther, professor de Ciências do Meio Ambiente do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, em entrevista concedida a BBC News Brasil: “Seguramente podemos afirmar que o reflorestamento é a solução mais poderosa se quisermos alcançar o limite de 1,5 grau [de aquecimento global]”. Todavia, estudos indicam que para a absorção do carbono já emitido seria necessário plantar 1,2 trilhões de novas mudas (quatro vezes a floresta amazônica).  Veja também: Conheça a Biomassa. Uma das energias sustentáveis do Futuro.

Vantagens do reflorestamento

Segundo dados da IBA (Indústria brasileira de árvores), atualmente 7,84 milhões de hectares de árvores plantadas absorvem 1,7 bilhão de toneladas de CO2eq¹ da atmosfera. Para além do equilíbrio climático, as florestas plantadas apresentam muitos outros benefícios. Isso porque, evitam a pressão por exploração e desmatamento em hábitats naturais, conservando a biodiversidade e importantes ecossistemas.  Como resultado indireto, é possível observar uma melhoria da qualidade do ar, da vazão de mananciais hídricos e uma redução da intensidade da erosão. Além disso, as florestas energéticas contribuem para a diminuição do uso de combustíveis fósseis, fornecendo biomassa florestal. Economicamente, as florestas plantadas não são apenas lucrativas, mas ajudam no desenvolvimento das comunidades da região, gerando empregos e renda direta ou indiretamente. Segundo Crowther todos devem contribuir para esse processo: “Embora ações de governos sejam essenciais para aproveitar ao máximo a oportunidade, estamos diante de uma solução climática na qual todos podemos nos envolver e causar um impacto tangível”.

Potencial Florestal

Não restam dúvidas acerca da real necessidade da utilização de áreas que não cumprem papel ecológico, nem produtivo. Por isso, a Potencial Florestal desenvolve soluções eficientes e inovadoras com produtos de base florestal renovável, respeitando o planeta e a vida. Seja nosso parceiro!