Conheça mais sobre o reflorestamento comercial

reflorestamento comercial
É inegável que a ação do homem ao longo dos anos trouxe danos ao meio ambiente terrestre. A exploração indevida de recursos certamente prejudicou algumas áreas florestais com o passar do tempo. Isso ocasionou, em algumas áreas, até mesmo a extinção de florestas e ecossistemas. Afinal, o nosso desenvolvimento como sociedade acabou por ser nocivo em determinados âmbitos naturais. No entanto, sempre há tempo para dar um passo em direção a melhores práticas ambientais. E a partir disso, opções mais sustentáveis de uso de matéria prima passaram a surgir em diversas partes do mundo. Uma dessas opções é o reflorestamento. Que acabou tornando-se uma alternativa muito conhecida por todos aqueles preocupados com os problemas ecológicos da terra. Essa prática, entretanto, tem algumas vertentes e algumas especificações que são importantes de se ter em mente. Assim sendo, abaixo dissertamos um pouco mais sobre o reflorestamento e o reflorestamento comercial.

O que é reflorestamento?

O reflorestamento, como o próprio nome dá a entender, é quando uma floresta é replantada. Ou seja, quando uma área ecológica que deixou de existir, por qualquer motivo que seja, é reconstituída em grande escala. Vale ressaltar que não é o caso de pequenas plantações ou cultivos. O reflorestamento é um termo utilizado exclusivamente para florestas maiores.

O que é reflorestamento comercial?

O reflorestamento comercial é uma variação do reflorestamento convencional que explicamos acima. É uma prática voltada unicamente para o mercado madeireiro, visto que toda a madeira proveniente dela tem como destino a comercialização. É um jeito encontrado de continuar explorando os recursos naturais, só que sem prejudicar o meio ambiente. Isso porque todas as árvores extraídas são repostas ao final do processo e o ciclo continua indefinidamente. Atualmente, com muito mais recursos tecnológicos e teóricos no campo da biologia, é possível se ter um conhecimento consideravelmente maior sobre possíveis consequências da ação humana no ecossistema. Antigamente, porém, essa consciência não existia. Muito por conta disso a extração foi exacerbada em um primeiro momento. Para balancear as coisas, o reflorestamento comercial transformou a indústria madeireira em um campo sustentável da economia mundial.

Quais as diferenças entre o reflorestamento e o reflorestamento comercial?

A primeira e principal diferença é o destino da madeira. No reflorestamento comercial, obviamente, a madeira é comercializada, enquanto que no reflorestamento não comercial as árvores são preservadas. Outra diferença fundamental é que no reflorestamento comercial apenas algumas espécies de árvores em especial são replantadas. As de Eucalipto, por exemplo, são as mais comuns por terem crescimento mais rápido e por sua madeira poder ser utilizada para várias funções. Em outros reflorestamentos a prioridade quanto a espécies de árvores não é tão específica. Para os dois reflorestamentos também existem formas diferentes de efetuar a plantação. No reflorestamento comercial, é preferível que haja uma variação de culturas, mantendo a vegetação local em algumas áreas e complementando com o eucalipto em outras.

A Potencial Florestal preza pela sustentabilidade do setor madeireiro

Na hora de explorar a madeira é preciso ter responsabilidade. Por esse motivo, a Potencial Florestal preza pela sustentabilidade do setor madeireiro em primeiro lugar e por isso também que trabalhamos com o reflorestamento comercial. Entre em contato conosco e firme uma parceria com uma empresa que se preocupa honestamente com o meio ambiente!