Floresta de Eucalipto: clima e solo favoráveis ao plantio

florestas de eucalipto
Devido à tamanha importância das florestas de eucalipto para o contexto da economia brasileira, é fundamental ter conhecimento sobre qual clima e solo são os mais ideais para o seu plantio. Tanto o clima quanto o solo são considerados os principais fatores ambientais que ditam o desenvolvimento e a adaptabilidade das florestas de eucalipto no local de plantio. O eucalipto se adapta facilmente aos tipos de solo e clima, porém, um entendimento maior acerca desses elementos faz toda a diferença no sucesso de plantação.

Solo adequado para uma floresta de eucalipto:

Em geral, os eucaliptos precisam de solos que tenham profundidade maior que um metro. É também necessário um manejo específico do solo para medir e corrigir o pH do solo, o  potencial de fertilidade e a compactação da terra.  Estudos recentes apontam que solos úmidos favorecem o desenvolvimento das mudas de eucalipto.  Nesse tipo de solo, a planta consegue se firmar com mais facilidade e se desenvolve mais rapidamente.  Por esse motivo, é aconselhado que a plantação seja iniciada em épocas chuvosas, favorecendo o crescimento das mudas. Lembrando que os eucaliptos não se desenvolvem em solos muito encharcados ou que sejam, ocasionalmente, inundados.

Fatores climáticos que prejudicam as florestas de eucalipto:

Com relação ao clima, é preciso pensar que há florestas de eucalipto situadas em todo o país e climas mais extremos demandam mais cuidado com essas florestas. Além disso, as geadas são consideradas um dos fatores de adaptação mais relevantes para o desenvolvimento do eucalipto e devem ser levadas em conta para o plantio de florestas de eucalipto. As geadas mais agressivas para as florestas de eucalipto são as geadas precoces e as geadas tardias.  Isso ocorre porque esses dois tipos de geada atingem as plantas que ainda não conseguiram se adaptar completamente ao frio. Se as geadas ocorrem no inverno, as plantas têm a habilidade natural de estarem preparadas para essas condições, o que faz com que a floresta não sofra muitos danos. Para o controle do impacto das geadas, pesquisadores da EMBRAPA sugerem que sejam escolhidas espécies que são melhores adaptadas para essas condições. Muitas vezes essas espécies resultam de clones híbridos de espécies diferentes.

Gestão do plantio de florestas de eucalipto:  

A Potencial Florestal tem 10 anos de experiência na gestão de negócios florestais  e pode auxiliar nos diversos fatores de implantação das florestas de eucalipto,  fornecendo condições mais adequadas para a sua implantação. Para atingir resultados de tanta qualidade, a Potencial Florestal utiliza tecnologia de ponta atrelada a produtos de base renovável, respeitando o ambiente e valorizando pessoas.  Se você procura redução de custos e sustentabilidade, veja como se tornar um parceiro aqui!