Laboratório Florestal: entenda o processo e a sua importância!

Laboratório Florestal 720

Laboratório Florestal e o controle de qualidade de operações florestais: entenda o processo e a sua importância.  

O controle de qualidade de operações florestais é um processo que assegura a condição dos recursos naturais como a madeira e a biomassa. A Potencial Florestal possui um laboratório florestal que atesta o nosso compromisso com a qualidade e garante a eficiência da nossa biomassa.  

Em nosso laboratório de controle de qualidade toda a biomassa extraída das nossas florestas plantadas passa pelo processo de monitoramento da umidade do eucalipto, uma variável crítica na produção de biomassa de alta qualidade. 

Além disso, nosso laboratório florestal desempenha um papel fundamental em nossa cadeia assegurando que fornecemos o melhor produto possível aos nossos parceiros. Com tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada para transformar o eucalipto em biomassa de qualidade proporcionando mais eficiência na queima do material.  

Qualidade florestal entenda a sua importância   

Uma gestão efetiva do controle de qualidade começa muito antes do produto final, se inicia na plantação das árvores de eucalipto, um bom manejo florestal é essencial para que as florestas plantadas sejam saudáveis e produtivas. 

Na Potencial Florestal nossa cadeia de custódia é certificada pelo FSC® (FSC- C139463), que avalia a rastreabilidade desde a produção da matéria-prima em florestas plantadas até o produto que chega ao consumidor final. Isso garante que o cliente está consumindo um produto fruto do manejo florestal responsável. 

A partir de uma boa produção é que os melhores resultados são atingidos, o mais importante de todo o processo é garantir a qualidade do produto e uma produção eficiente para manter o fornecimento de madeira e biomassa.   

Laboratório Florestal o ponto de partida para a qualidade: medição da umidade 

Uma etapa que não pode ser ignorada em todo o processo é o teor de umidade do eucalipto que é um fator determinante na qualidade da biomassa. Um material excessivamente úmido pode prejudicar a eficiência da queima, resultando em menos calor gerado e maior emissão de gases poluentes. Por outro lado, um material muito seco pode levar à formação de cinzas e resíduos prejudiciais. Portanto, a medição precisa da umidade é essencial. 

_pot_eucalipto  

Em nosso laboratório florestal, usamos equipamentos de última geração para medir a umidade do eucalipto com precisão. Isso nos permite garantir que o material esteja dentro das especificações ideais para a produção de biomassa de alta qualidade. A cada coleta de nossos cavacos de eucalipto, realizamos testes rigorosos para verificar a umidade e tomar as medidas necessárias no processo de secagem, se for preciso. 

Excelência no controle de qualidade: o laboratório da Potencial Florestal 

A Potencial Florestal possui uma cadeia produtiva buscando fornecer sempre uma biomassa de qualidade e eficiência energética necessária para atender a demanda de indústrias de diversos setores.  A biomassa é uma importante fonte de energia renovável que gera menos impactos ambientais e assegura o fornecimento regular de energia por meio da queima do cavaco de eucalipto.   Nossa biomassa garante qualidade e excelência, seguindo um sistema rigoroso de avaliação. Dessa forma, contribuímos para uma produção de energia renovável colaborando com a diminuição dos impactos ambientais e para o progresso do setor industrial do país.  A sua indústria pode utilizar uma fonte de energia renovável e menos poluente, saiba mais sobre a nossa solução e faça parte de um futuro mais sustentável.    
Fale com a nossa equipe!