Os cavacos, também conhecidos por estilhas, são pequenos pedaços de madeira, compostos por lascas cisalhadas e obtidos a partir de árvores como eucalipto, pinus e acácia-negra.
Por se tratar do uso de sobras de matéria orgânica, o cavaco de madeira é um tipo de biomassa importante para a produção de energia, destinando-se, a fornos e caldeiras.
Assim, esse recurso renovável vem sendo reconhecido como o combustível mais adequado para gerar energia no setor industrial – que se vale de sistemas mecânicos específicos com rosca-sem-fim e silo.
Além da trituração direta, após o corte de árvores reservadas ao mercado madeireiro e de reflorestamento, é possível encontrar os cavacos em resíduos de indústrias e serrarias.
Outra forma comum de se obter os cavacos se dá pelo processo de picagem de madeira que já foi descartada e pode ser reciclada.
Cada modo de se obter o cavaco de madeira tem uma finalidade específica, já que as porções da árvore variam, atendendo a demandas diferentes das empresas.
Para se obter cavaco de madeira de qualidade, é preciso observar os tipos de corte e a quantidade de insumos.
Ainda, é fundamental entender que a capacidade energética de um combustível florestal está ligado a seu poder calorífico, que por sua vez, depende de sua composição química e umidade.
Conheça, então, os principais tipos de cavaco utilizados no mundo e sua vantagens: