A Biomassa de eucalipto é uma importante parceira para empresas que buscam estar mais alinhadas com as diretrizes ESG Globais. Ao utilizar plantações renováveis, esse recurso contribui para a redução das emissões de carbono, promovendo a diminuição dos impactos ambientais e a transição para um futuro mais responsável.
Biomassa de Eucalipto: Fonte de Energia Sustentável que contribui para as Diretrizes ESG Globais
A busca por fontes de energia sustentáveis tem se tornado uma prioridade global. À medida que enfrentamos os desafios das mudanças climáticas e da escassez de recursos naturais, a adoção de ações sustentáveis é cada vez mais urgente e necessária, e a biomassa de eucalipto é um importante recurso para geração de energia renovável.
No Brasil, empresas de diversos setores estão adotando práticas mais responsáveis para se adequar ao mercado. O reconhecimento de que as ações empresariais podem ter impactos significativos no meio ambiente, na sociedade e na governança levou a uma mudança de mentalidade, e cada vez mais empresas brasileiras estão adotando as práticas ESG.
De acordo com um estudo da consultoria KPMG, 76% das empresas brasileiras já estão aplicando as práticas ESG em suas estratégias de negócio. Um dos pilares mais importantes desse conceito é o ambiental, e organizações que adotam medidas sustentáveis tem mais chances de conquistar os consumidores e se destacarem no mercado.
O uso da biomassa de eucalipto como fonte de energia se encaixa perfeitamente nas diretrizes ESG globais, que são um conjunto de critérios que orientam empresas e investidores a adotarem práticas ambientais responsáveis. Para atingir esses critérios é necessário que as empresas cumpram alguns requisitos e passem por avaliações que examinam o compromisso em minimizar os danos causados ao meio ambiente e a busca por ações sustentáveis, e um dos fatores mais importantes para que isso ocorra é a redução da emissão de gases e o combate às mudanças climáticas.
Um levantamento realizado pelo Panorama ESG Brasil 2023, pesquisa elaborada pela Câmara de Comércio Americada (AMCHAM), em parceria com a Humanidas, mostrou que as empresas estão aderindo aos pilares ESG com a intenção de fortalecer a reputação da marca no mercado, para obter um impacto positivo em questões socioambientais e reduzir os riscos ambientais, sociais e de governança.
O uso da biomassa como fonte de energia e matéria-prima pode ser uma abordagem eficaz para as empresas adotarem práticas de ESG, já que esse recurso é composto de materiais orgânicos e uma fonte de energia renovável, contribuindo para a redução de emissão de gases e para a diminuição do impacto ambiental.
As florestas plantadas possibilitam o cultivo sustentável do eucalipto, colaborando para a diminuição dos impactos ambientais e a redução da emissão de carbono, atendendo a demanda para o abastecimento constante de indústrias de diversos setores, por meio da utilização da biomassa para geração de energia.
Esse processo respeita o ciclo de crescimento das árvores que absorvem dióxido de carbono da atmosfera e realizam fotossíntese normalmente enquanto crescem, ajudando a minimizar os impactos quando sua extração é realizada e contribuindo para uma cadeia sustentável e para a utilização responsável do recurso.
A biomassa de eucalipto é uma fonte de energia que representa um caminho viável para o desenvolvimento sustentável e para a proteção do meio ambiente. É possível estar dentro das diretrizes ESG e fazer a transição para uma fonte de energia renovável com o auxílio da Potencial Florestal! Conte com o fornecimento de biomassa de eucalipto para aumentar a capacidade energética da sua indústria e diminua os impactos ambientais, faça parte de um futuro mais sustentável e responsável.