A biomassa foi utilizada desde o início da história humana, com o uso da madeira para geração de calor. Com o tempo, a biomassa perdeu espaço para o carvão e, posteriormente, para o petróleo e o gás. Mas, nas últimas décadas, muita coisa mudou. E o papel da biomassa como geradora de energia, também passa por um novo momento. Saiba mais nesta matéria que preparamos!
Biomassa, Uma Escolha Mundial.
Apesar de ter perdido espaço para outras fontes de energia, a biomassa vem reconquistando espaço no mundo todo.
Um dos fatores para este retorno é a preocupação ambiental da maioria dos países, que vem buscando a utilização de energias alternativas renováveis. E nesse aspecto, a biomassa é uma fonte energia perfeita para essa busca, pois pode ser utilizada com alta eficiência.
Alguns exemplos de países que estão apostando na biomassa como fonte energética são a Suécia, a Finlândia e a Alemanha. Nestas nações, a biomassa tem participação de 20% a 30% no total do consumo nacional de energia. Na Índia, a participação da biomassa é de 10% e a China, um dos países com maior utilização de energia no mundo, pretende ampliar para 20% a fatia da biomassa na geração de energia em seu território.
Outro exemplo de preferência da utilização da biomassa é o Estados Unidos, que desde 2016 vêm construiu mais de 115 plantas de geração de energia com biomassa no país.
Já no Brasil, a biomassa tem muito potencial. Entre 2019 e 2020, uso desta fonte de energia cresceu 3%. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao MME – Ministério de Minas e Energia, apontaram que em 2019 a biomassa foi responsável por 8,2% da energia elétrica consumida no país. Levando-se em conta o tamanho continental do Brasil, este é um número considerável que representa uma produção energética comparável ao total de energia produzida por muitos países.
É importante lembrar que o Brasil é o país que mais utiliza biomassa para a produção de energia em todo o mundo, sendo responsável por 16% da produção mundial de energia a partir desta fonte.
A biomassa é responsável hoje por 10% da produção de energia no mundo e este número tende a aumentar, devido ao constante aumento do preço do petróleo e a busca cada vez maior por fontes renováveis de energia.
O vasto território brasileiro, o número crescente de empresas interessadas e as diversas vantagens da biomassa como fonte de energia criam um cenário promissor, onde a biomassa vai se tornando uma alternativa cada vez mais interessante, prática e econômica para as empresas e a sociedade brasileira.
Se a sua empresa quer saber mais sobre a biomassa, fale com a gente. Nossos profissionais, preparados e experientes, estão prontos para atendê-lo.