A evolução da geração de energia durante a história da humanidade

geração de energia
O mundo sem dúvida nenhuma muda muito rapidamente. Com os avanços recentes da tecnologia, a humanidade dá passos cada vez maiores a cada ano que se passa. As coisas, no entanto, nem sempre funcionaram dessa maneira. Algumas tecnologias em especial foram extremamente importantes para a nossa concepção atual de sociedade, situação específica das fontes de geração de energia. A partir do momento em que a humanidade descobriu as propriedades da energia e suas benesses, ter o conhecimento necessário para gerá-la tornou-se um gigante ativo dentro de uma economia que se globaliza exponencialmente todos os dias. Essa busca incessante pela energia e suas fontes fez com que, com o passar dos anos, não apenas fábricas e operações industriais recebessem um abastecimento, como também boa parte das casas da população comum. Em forma de eletricidade, a humanidade passou a usar a energia para as mais diversas tarefas e funções diárias. Inclusive o funcionamento de eletrodomésticos e o carregamento dos smartphones, que se tornaram praticamente uma extensão da palma da mão dos seres humanos. Do alto do século XXI, o desenvolvimento de maneiras para gerar energia pode ter parecido simples e rápido. Porém, isso dependeu de uma série de descobertas que, juntas, podem ser caracterizadas como uma construção histórica que vale a pena ser reconstituída para um melhor entendimento da situação como um todo.

A primeira fonte de geração de energia da humanidade

Começando pelos primórdios da humanidade, a primeira fonte de geração de energia é ainda usada nos dias de hoje: o alimento. Desde muito antes da nossa organização atual de sociedade, o homem já utiliza os alimentos como forma de abastecer as próprias energias. Um homem bem alimentado tinha a capacidade de se defender melhor ou de fugir de possíveis predadores. Além de ser mais eficiente durante eventuais caçadas. Por isso, de certa forma, essa procura pela energia não é uma novidade no curso do mundo.

O primeiro avanço na geração de energia

O uso dos alimentos como fonte de energia sempre foi natural ao ser humano. E, até por conta disso, eles serviam meramente para cumprir com requisitos e necessidades básicas de sobrevivência. Assim, o primeiro avanço na geração de energia trouxe aos homens um mundo de novas possibilidades.  A descoberta do fogo fez a humanidade conhecer os benefícios do calor. Recurso que atualmente é geralmente oriundo da queima de combustíveis fósseis, mas que na época, ao que indicam estudos históricos, acontecia por meio do uso da lenha.

A eletricidade

Avançando consideravelmente na linha do tempo da nossa espécie, tivemos o descobrimento da eletricidade na Grécia antiga, por meio de experimento do filósofo Thales de Mileto. À época, o próprio pensador não sabia exatamente sobre o que se tratava a eletricidade, mas sua descoberta abriu o caminho para diversas outras que viriam pela frente.

Fontes renováveis x fontes não renováveis

Após o primeiro passo na direção da tecnologia moderna que temos hoje, alguns milhares de anos se passaram e, com o desenvolvimento de recursos mais avançados, diversas opções de fontes de energia surgiram e passaram a ser usadas para desenvolver indústrias inteiras. O grande problema, entretanto, é que não demorou-se a descobrir que grande parte dessas fontes não tinham como serem produzidas novamente em tempo hábil de uso, nem pelo homem e muito menos pela natureza. Essas, foram denominadas de fontes não renováveis. Por conta disso, e pensando em maneiras mais sustentáveis de desenvolvimento e geração de energia, novas fontes de renovação natural possível foram encontradas. As chamadas fontes renováveis. Muitas empresas, todavia, ainda não se atentaram para a relevância desse tema e ainda não fizeram a transição das fontes não renováveis para as renováveis, ação que pode ser uma verdadeira salvadora dos negócios, visto que as fontes não renováveis devem se extinguir em breve do meio ambiente.

Interessado nas fontes renováveis para geração de energia? Conheça a Potencial Florestal!

A Potencial Florestal é uma empresa que respeita o meio ambiente e teve, em toda a sua história, diretrizes sustentáveis. Tornou-se destaque na produção da biomassa de Eucalipto, opção renovável e geradora de energia limpa. Entre em contato e saiba mais.