A importância da biomassa para a geração de energia para caldeira

energia para caldeira
Dentro dos mais diversos tipos de indústrias, há uma unanimidade. É preciso gerar energia para que tudo funcione e a produtividade mantenha-se no nível esperado.  Considerando isso, existem muitas formas de gerar energia, sendo o uso da caldeira uma alternativa muito comum. Desde a primeira revolução industrial, o universo das indústrias passou a depender cada vez menos de pessoas e cada vez mais de máquinas na linha produtiva, principalmente para as atividades mais básicas e repetitivas. Grandes sistemas produtivos foram desenvolvidos e, como em sistemas de engrenagens, o funcionamento ruim ou o não funcionamento de uma das partes pode prejudicar completamente o todo. Assim, a geração de energia é um fator absolutamente importante para o andamento de indústrias por todo o nosso país. Consequentemente, a biomassa acaba tendo também um papel principal nisso tudo e nós vamos explicar o porquê.  Confira abaixo!

O que são e como funcionam as caldeiras?

Deixando de lado os termos técnicos, uma caldeira industrial é, de certa forma, um grande tanque onde se aquece o ar ou a água armazenada internamente. Após isso, o elemento aquecido acaba funcionando como um produtor de energia, cada qual de uma forma diferente. Mas a partir disso surge uma pergunta importante: como gerar o calor necessário para aquecer o ar ou a água dentro da caldeira? O calor exigido pela caldeira industrial para funcionar advém da combustão de materiais inflamáveis que variam de acordo com as especificações dos equipamentos ou a preferência das indústrias envolvidas. Nesses casos, existem, basicamente, dois tipos de fontes para a geração de calor e, consequentemente, energia.

Fontes não renováveis

As fontes não renováveis são aquelas que são finitas e não se renovam na natureza. Os exemplo mais famosos são o petróleo e o carvão mineral. O grande problema dessas fontes é a dependência que elas geram. A partir do momento em que sabemos que elas acabarão um dia, o negócio que depender desse tipo de fonte está fadado ao fracasso no longo prazo.

Fontes renováveis

As fontes renováveis, em oposição, são aquelas que se renovam na natureza, ou seja, não tem uma data de validade ou um limite para que acabem. Utilizar fontes renováveis é uma forma de não depender e não esgotar as reservas naturais do planeta. E um ótimo exemplo de fonte renovável é a biomassa de eucalipto.

A biomassa de eucalipto e a energia para caldeira

Observando tudo que foi dito acima sobre os tipos de fontes de energia, é possível entender melhor o porquê a biomassa é importante na geração de energia para caldeira. É uma fonte ótima para a combustão e produção de calor, além de ser renovável e ecologicamente sustentável.  Com a biomassa de Eucalipto, é possível sustentar a produtividade de uma indústria sem preocupações com esgotamento de recursos e consequências naturais.

A Potencial Florestal é referência na fabricação de biomassa e na energia para caldeira

A Potencial Florestal é uma empresa referência quando o assunto é biomassa de eucalipto.  Trabalhando de maneira completamente sustentável, usamos a madeira de reflorestamento para diversos fins comerciais, mas sempre preocupados com os ecossistemas locais. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e sobre como surgiu a Potencial Florestal.