A importância do eucalipto em nossas vidas!

A importância do eucalipto em nossas vidas!

Você sabia que praticamente todo dia você consome eucalipto? O Brasil possui uma enorme área plantada em eucalipto, mais de 5,5 milhões de hectares com uma belíssima produtividade média de 39m³ por hectare/ano.

Mas o que exatamente é o eucalipto, de que maneira ele está presente em nossa vida, qual é o seu impacto na economia e como funciona o seu reflorestamento?

Afinal, o que é o eucalipto?

O Eucalyptus é um gênero de plantas Angiospermas pertencentes à família Mystaceae, possuindo características como a casca volumosa e a produção de óleos essenciais, frequentemente utilizados na produção de fármacos e cosméticos.

A árvore possui origem australiana, conta com mais de 700 espécies, possui estrutura de grande porte, rápido crescimento e se adapta a diversos tipos de solo e clima.

O nome eucalipto é traduzido como “boa cobertura”, pois a planta possui um opérculo resistente que cobre e protege órgãos reprodutores da flor.

Qual é a sua função?

Como já dissemos, o eucalipto está presente em nosso dia a dia, mesmo que não percebamos! Através do eucalipto, pode ser produzida a celulose, matéria-prima utilizada na fabricação de papel, tecidos sintéticos, produtos de limpeza, óleos naturais, embalagens, remédios e até mesmo em produtos alimentícios, presente na fabricação de iogurtes, sorvetes, molhos, hamburgueres, etc. Suas lenhas também são utilizadas para produzir tábuas para móveis, ripas, vigas e postes.

Importância Econômica

Não há registros exatos de quando a plantação de eucalipto começou a acontecer no Brasil, mas, há relatos do seu plantio no Rio de Janeiro entre os anos de 1825 até 1868. Porém, em 1909, foi oficialmente implantado o Eucalipto no Brasil, pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade.

Atualmente, as plantações de eucalipto encontram-se presentes em diversos estados do Brasil, principalmente no Sul e no Sudeste, sobretudo no estado de Minas Gerais, onde em média, 2% de sua área territorial é ocupada por plantações de eucalipto.

As principais vantagens dessa árvore e os fatores que contribuem para a sua ampla aceitação no mercado são: o seu rápido crescimento, elevada probabilidade de produzir árvores saudáveis, facilidade de manejo e melhoramento genético.

Reflorestamento com eucalipto

Com o avanço do mercado de café, veio a necessidade da disponibilidade da área para plantio desse grão e da extração de madeira para produção de carvão vegetal. Porém, essas ações começaram a esgotar as reservas florestais, tornando-as áreas degradadas.

Com isso, no início do século XX, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) lançou o primeiro projeto de reflorestamento no Brasil, com o objetivo de reflorestar parte das áreas degradadas e suprir as necessidades das empresas.

Dessa forma, iniciou-se as plantações de eucalipto no Brasil, suprindo as necessidades ambientais e industriais do país.

A sua empresa tem o potencial de fazer a diferença!

A Potencial Florestal, especialista na produção de energias renováveis, investe para manter uma base florestal ativa para o suprimento de madeira e celulose provenientes do eucalipto, garantindo o fornecimento aos seus clientes, sem prejudicar o meio ambiente. Entre em contato com a gente e faça parte de um mundo mais sustentável e econômico!