Celulose: saiba tudo sobre!
A celulose é um dos principais componentes presentes nos tecidos vegetais, dando mais rigidez e firmeza para as plantas. Ela é um carboidrato do tipo polissacarídeo, formada por monômeros de glicose e consiste até 50% da composição da madeira.
A produção de celulose possui grande importância na economia brasileira, devido ao impacto que ela exerce sobre outras cadeias produtivas, além de preservar o meio ambiente.
Atualmente, 100% da produção de papel e celulose no Brasil emprega matéria-prima de áreas de reflorestamento. Principalmente de eucalipto (65%) e pinus (31%) e o restante de outras fontes, incluindo os reciclados.
Afinal, o que é celulose?
A celulose é um polímero de cadeia linear, constituído por unidade monométricas de β-D-anidroglicopiranose, unidas por ligação éter do tipo (1-4) com estrutura organizada e parcialmente cristalina.
Ela constitui cerca de 40-50% da parede celular, e é encontrada na forma de microfibrilas que apresentam regiões cristalinas e intercaladas com regiões desordenadas. Cada microfibrila é formada por diversas unidades de monômeros de glicose e celobiose (dímeros de glicose), unidas umas às outras ao longo do seu comprimento.
A principal fonte de celulose é os lenhos das árvores de eucalipto e pinus, mas ela também pode ser encontrada em pericarpo dos frutos, em fibras do floema e em gramíneas monocotiledôneas.
Qual é a sua função?
A celulose possui o objetivo de auxiliar na rigidez da parede celular das células vegetais, oferecendo uma maior resistência às plantas para que elas possam sobreviver aos habitats a que estão expostas.
Além disso, a celulose traz diversos benefícios para o ser humano, servindo como matéria-prima e sendo utilizado na produção de diversos produtos.
Onde encontrar a celulose?
A celulose é uma matéria-prima muito utilizada em nosso dia a dia, estando presente em papéis (toalhas de papel, guardanapos e seda artificial), tecidos, absorventes, fraldas descartáveis, papel higiênico, adesivos, biocombustíveis, materiais de construção, em estabilizantes de alimentos industrializados e até mesmo na produção de energia.
Abaixo você confere diversos tipos de celulose e em quais produtos elas são utilizadas:
- Celulose de fibra longa
- Celulose de fibra curta
- Celulose fluff
A celulose de fibra longa, originária de espécies coníferas como o pinus, é utilizada na fabricação de papéis que demandam mais resistência, como papéis de embalagens, nas camadas internas do papel cartão e o papel jornal.
A celulose de fibra curta, derivada principalmente do eucalipto, possui menor resistência, com alta maciez e boa absorção. Ela é utilizada na produção de papéis normais de imprimir e escrever e de fins sanitários (papel higiênico, toalhas de papel, guardanapos e seda artificial).
Fabricada a partir da fibra longa de pínus, a celulose fluff possui alta capacidade e velocidade de absorção, retenção de líquido e uniformidade, sendo utilizada em absorventes feminino e de incontinência, fralda infantil e adulta, protetor diário, lenço umedecido, entre outros.
A sua empresa tem o potencial de fazer a diferença!
A Potencial Florestal, especialista na produção de energias renováveis, investe para manter uma base florestal ativa para o suprimento de madeira e celulose provenientes do eucalipto, garantindo o fornecimento aos seus clientes, sem prejudicar o meio ambiente. Entre em contato com a gente e faça parte de um mundo mais sustentável e econômico!