As empresas de todo o mundo estão cada vez mais atentas e atuantes dentro do conceito ESG. Isto tem mudado o comportamento, as políticas e até mesmo os métodos produtivos das organizações. Mas qual é o papel da Biomassa neste cenário? O que ela pode fazer para a sua empresa neste sentido?
A Sua Empresa, o ESG e a Biomassa.
Com certeza você já ouviu falar na nova queridinha do mundo empresarial: a sigla ESG. Para as organizações, principalmente as que têm seus lucros derivados da fabricação de produtos – dos mais variados gêneros, a sigla ESG, mais que uma tendência, é uma nova e permanente realidade que pode fazer toda a diferença na história e no sucesso das empresas.
Mas O Que É, Exatamente, o ESG?
A sigla ESG vem dos termos em Inglês, “Enviromental, Social e Governance”, que em Português é traduzido como “Ambiental, Social e Governança”. Muitas vezes, no Brasil, é utilizada também a sigla ASG, com o mesmo significado. Mas ao que, exatamente, cada um dos termos se refere?
Ambiental – Aqui estão representadas todas as práticas da empresa voltadas ao meio ambiente e sua preservação. Tudo o que a empresa faz ou em relação ao assunto é englobado nesta categoria: redução na emissão de gases, tratamento de efluentes, uso sustentável de recursos naturais, eficiência energética e outras ações relacionadas.
Social – está relacionado, principalmente, ao impacto da organização na sociedade como um todo, incluindo a vida de seus colaboradores: atenção às leis trabalhistas e aos direitos humanos, segurança laboral, salários condizentes, diversidade de raça, gênero, religião e investimento nas comunidades ao seu redor, entre outras ações.
Governança – está diretamente relacionado à maneira em que a empresa e seus negócios são geridos, em todos os aspectos: estratégias, políticas, ética, transparência, práticas anticorrupção, antidiscriminação, auditorias, etc.
Qual é a Relação da Biomassa E O ESG?
Bem, em primeiro lugar, a mais óbvia: é a ambiental. A biomassa é uma fonte de energia que apresenta diversas vantagens quando analisada sob este aspecto:
- Emite muito menos poluentes que os combustíveis fósseis.
- É realmente sustentável: sua disponibilidade, enquanto houver replantio, é infinita.
- Todo o CO2 emitido com sua queima é recapturado durante o crescimento das árvores cultivadas nas áreas de replantio.
- O plantio de eucalipto para a biomassa em áreas de reflorestamento auxilia na recuperação das espécies nativas ao seu redor.
- A biomassa de eucalipto apresenta uma grande eficiência energética.
O Aspecto Social da Biomassa.
Além dos evidentes aspectos ambientais do uso da biomassa de eucalipto, há ainda os benefícios relacionados à sociedade. E eles também têm grande impacto:
- A produção de biomassa de eucalipto movimenta uma grande cadeia de negócios: produção de equipamentos de colheita da madeira, de usinas de beneficiamento, equipamentos de transporte, usinas de conversão da biomassa em energia e muito mais.
- A produção de biomassa gera empregos, não só no plantio e na colheita, mas também nas comunidades ao seu redor, pois as empresas que as fazem também estão atentas ao ESG.
- A energia derivada da biomassa torna a fabricação de produtos, incluindo alimentos, mais econômica, facilitando a sua aquisição.
A Biomassa E A Sua Empresa.
A sua empresa também pode se beneficiar do uso da biomassa para a produção de energia, uma energia mais econômica, sustentável e com previsibilidade de fornecimento. Além disso, o mercado, cada vez mais, tem interesse em se relacionar comercialmente com empresas sustentáveis e, desta maneira, o uso da energia da biomassa pode ser um diferencial nas negociações, tanto para fornecedores, quanto para compradores.
Se você quer conhecer outros benefícios da biomassa para a sua empresa, fale hoje mesmo com nossos especialistas!