Apesar da biomassa ser a 3ª fonte de energia mais utilizada do Brasil, muitas pessoas ainda não conhecem o seu potencial ou possuem dúvidas sobre essa fonte de energia e seu funcionamento. Atualmente, os recursos mais utilizados como biomassa na geração de energia elétrica no país são o eucalipto e o bagaço de cana-de-açúcar.
Para esclarecer as dúvidas e acabar de vez com os mitos sobre essa fonte de energia, responderemos as principais perguntas sobre a biomassa, trazendo verdades e desvendando mitos. Leia a matéria completa que preparamos sobre este assunto!
Afinal, o que é a biomassa?
A biomassa é toda matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, usada com o propósito de produzir energia, como o eucalipto, o carvão, a cana de açúcar, entre outros. Não é toda a produção primária que passará a fazer parte da biomassa vegetal, pois uma parte da energia acumulada é absorvida pelo ecossistema, para a sua própria manutenção.
A biomassa é uma fonte de energia primária?
A matéria prima em si é considera uma fonte primária. Porém, seus derivados, como o biodiesel, são fontes secundárias, pois sofrem alterações antes de chegarem ao produto pronto para o consumo.
A biomassa vem da energia solar?
Assim como outras fontes de energias renováveis, a biomassa é uma forma indireta de energia solar. Mas isso quer dizer que a biomassa é sempre queimada para aproveitamento energético? NÃO! Assim como a cana de açúcar, a biomassa gera diversas formas de energia a partir de outros processos, como a fermentação, liquefação, transesterificação, entre outros.
A queima dessa fonte de energia prejudica o meio ambiente?
A queima da biomassa gera CO2 porém, por ser uma fonte renovável e orgânica, todo o CO2 que produz é consumido pelas plantas através da fotossíntese, anulando as emissões. Sendo assim, a queima da biomassa só será um problema para o meio ambiente quando realizado sem um planejamento, levando a grandes desmatamentos.
Quais são as vantagens da biomassa?
Por ser uma fonte de energia renovável, a biomassa é uma alternativa para a substituição dos combustíveis fósseis e poluentes, pois possui baixa emissão de gases poluentes, permite o reaproveitamento de resíduos, possui baixo custo e pode ser produzida a partir de diversos materiais, como o eucalipto. Além disso, a biomassa ganha destaque por oferecer uma alta densidade energética e a facilidade durante o armazenamento, conversão e transporte.
A biomassa do Brasil está próxima do fim?
Não! Existem diversas formas de produzir biomassa sem levar ao desmatamento. A principal é a floresta energética, onde florestas são cultivadas com a finalidade de produzir biomassa e, após o desmatamento, são replantadas, permitindo que o saldo desmatado continue sendo zero.
O papel da Potencial Florestal na produção de biomassa
A Potencial Florestal, especialista na produção de biomassa, busca maneiras de manter uma base florestal ativa para o suprimento de madeira, sempre prezando pelo meio ambiente e pela sustentabilidade. Se você se interessou pela atuação da Potencial Florestal, pelas nossas práticas e por esse vasto mercado madeireiro, entre em contato conosco!