O plantio de eucalipto tem se mostrado uma ótima opção de investimento, em função dos resultados econômicos cada vez mais favoráveis, do mercado cada vez mais aquecido e da possível falta do produto no mercado que, em um futuro breve, que elevará os preços. Mas quem está interessado neste plantio, se pergunta: quanto eucalipto eu posso plantar em minhas terras? Bem, a resposta está nessa matéria especial, que preparamos para você!
Quanto eucalipto posso plantar em minhas terras?
A resposta a esta pergunta é relativamente simples: basta saber quantos hectares de terra você tem, saber quantos eucaliptos você pode plantar por hectare e multiplicar os dois números. O resultado é o número de eucaliptos que podem ser cultivados em suas terras. O primeiro fator da multiplicação você já conhece. Esta matéria traz o outro fator desta multiplicação: o número de eucaliptos que podem ser plantados em um hectare.
Em primeiro lugar, e importante reforçar que o eucalipto, em virtude de sua importância na economia nacional, é uma cultura muito estudada e com grande conhecimento científico disponível. Outro ponto que deve ser levado em conta: em virtude de ser uma cultura difundida em todo o Brasil, um país de proporções continentais, com muitos climas distintos, o manejo do eucalipto deve obedecer a condições específicas em cada área específica.
Dito isso, passemos aos elementos que definem quantos eucaliptos podem ser plantados em um hectare.
1- Objetivo
O principal aspecto a ser levado em consideração é o destino das árvores depois de colhidas. Para que a madeira será utilizada? Se o destino é apenas a produção de celulose, com a colheita acontecendo por volta dos seis anos após o plantio, o espaçamento pode ser menor.
Já no caso da utilização da madeira para postes ou serrarias, na qual o diâmetro das árvores é maior – e com colheita a em torno dos 10 ou 12 anos – o espaçamento também deve ser maior.
Um fator que deve ser levado em conta: dependendo do uso da madeira, deve ser escolhida uma ou outra espécie de eucalipto.
2- O Solo
Cada região e microrregião brasileira tem seu tipo de solo característico e, por isso mesmo, comporta um número específico de árvores por hectare. Os solos úmidos são perfeitos para o desenvolvimento das mudas e esta condição, se não disponível naturalmente, deve ser criada por meio do manejo, mas com atenção para que o solo não receba um excesso de água.
Uma atividade fundamental é a análise química do solo, que possibilitará a inclusão dos nutrientes faltantes, além da adubação específica para os eucaliptos. Se o solo não apresentar a qualidade adequada, o número de árvores por hectare de ser inferior a 1.100 árvores.
3 – A importância da retenção de água pelo solo.
Um dos recursos mais importantes para que as árvores cresçam no ritmo esperado e com as condições físicas ideais é a água. A capacidade de retenção de água pelo solo, portanto, é um fator determinante na definição da quantidade de mudas a ser cultivadas na área disponível. Esta capacidade tem relação com a textura, a composição, as condições do terreno e a densidade das raízes da espécie de eucalipto escolhida para o plantio. Logicamente, solos com maior capacidade de retenção comportam um número superior de eucaliptos.
4 – O Clima
Assim cada região tem seu solo, cada uma tem também seu clima, no qual as chuvas desempenham um importante papel. Por isso mesmo, em locais mais secos, com menor quantidade de chuva durante o ano, a densidade da plantação deve ser menor, para evitar que as árvores “disputem” a pouca água disponível no subsolo e tenham seu crescimento comprometido.
Colocando em números.
Com certeza, você já percebeu que a quantidade de árvores por hectare que você poderá plantar por hectare não é uma quantidade exata, mas sim um número a ser composto após a cuidadosa análise de inúmeros fatores: o solo, a água, o clima e o uso que se dará à madeira.
Sim, existe uma média! Analisando que o espaço necessário para um eucalipto se desenvolva a contento é de 6 a 12 metros quadrados, podemos chegar à conclusão que é possível plantar, por hectare, algo entre 830 e 1.660 árvores.
Mas para que o número escolhido seja o ideal, não desperdiçando espaço ou comprometendo o desenvolvimento, é necessário fazer uma análise completa, que aborde todos os fatores apresentados – e até mesmo outros aspectos, que deve ser realizada por um engenheiro florestal.
Nós, da Potencial Florestal temos a equipe perfeita para realizar este levantamento junto a todos nossos parceiros no arrendamento de terras para o plantio de eucalipto, garantindo os melhores resultados para todos os envolvidos. Quer saber mais sobre o assunto? Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!